Um adolescente de 13 anos foi morto após um atropelamento em um protesto em Arica, no Chile. O menor foi atropelado por uma caminhonete enquanto participava de um bloqueio com pneus em uma rodovia. Ao que tudo indica, o motorista que jogou propositadamente o veículo sobre o garoto era um civil.
A extrema direita utiliza métodos como o atropelamento contra manifestantes de esquerda em praticamente todos os países. Aqui no Brasil, por exemplo, ficou famoso um caso em que um militante do MST foi atropelado e morto em Valinhos. Durante o programa da COTV Reunião de Pauta da última sexta feira, foi informado também que os atropelamentos vêm sendo frequentes por parte da polícia, que utiliza camburões e até a cavalaria para atropelar a população.
Recentemente a esquerda chilena tentou uma conciliação com o regime de Piñera, apresentando uma proposta de assembleia constituinte sem a deposição do presidente, no entanto, a população não aceitou a capitulação e continuou nas ruas exigindo a renúncia de Sebastian Piñera.
Não se deve dialogar com a direita. É necessário intensificar a mobilização para que Piñera caia. Da mesma forma, é preciso que se intensifique a luta contra Jair Bolsonaro no Brasil, exigindo também a sua deposição, da mesma forma como outros países da América Latina, além de Chile e Brasil tem feito, como é o caso da Bolívia, do Haiti e mais recentemente da Colômbia.
Caso queira se aprofundar na questão da América Latina, assista à última Análise Política da Semana e a Análise Internacional, ambas apresentadas pelo presidente do PCO, o companheiro Rui Costa Pimenta.
https://www.youtube.com/watch?v=bjTEeL5dzgk&list=PL6exWLai3Il3mNY0d5n0rQU1ZtMh-FVCX




