O Golpe em debate em Hollywood
A indicação é um acontecimento importante, já que coloca a questão do golpe de estado no Brasil no centro do debate político novamente
democracia_print
Filme sobre o golpe de estado no Brasil disputará premiação. Imagem: Netflix |

O longa-metragem “Democracia em Vertigem” sobre o golpe de Estado contra Dilma Rousseff está entre os cinco indicados na categoria de Melhor Documentário, do Oscar 2020. O anúncio foi feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nesta segunda-feira (13). O filme, dirigido por Petra Costa e distribuído pela Netflix, estreou no serviço de streaming em junho de 2019.

No documentário, narrado em primeira pessoa, a cineasta faz um retrato do processo de impeachment que derrubou Dilma da presidência do Brasil, em 2016. O documentário reúne acontecimentos que antecederam a crise política como as manobras da imprensa capitalista e os bastidores do processo que culminou na ascensão de Michel Temer no poder.

O Oscar é a maior premiação do cinema mundial, setor da Economia dominado pela indústria norte-americana de Hollywood. Nesse sentido, a indicação é um acontecimento importante, já que coloca a questão do golpe de Estado no Brasil no centro do debate político novamente.

O Diário da Causa Operária publicou uma crítica ao documentário que pode ser lida aqui.

Relacionadas