Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
cartaz - brasil - da crise da ditadura militar ao golpe de 20162
|

Da redação – O companheiro Rui Costa Pimenta, Presidente Nacional do Partido da Causa Operária, explicou na última Análise Política da Semana a importância da Universidade de Férias, o maior curso de formação marxista do país, que neste semestre completa sua 42ª edição e 20 anos de realização.

Primeiramente o tradicional curso é a base teórica para a militância do partido, valendo ressaltar que criamos uma vivência socialista duas vezes ao ano, no verão e no inverno, uma oportunidade de férias extremamente relaxantes aos trabalhadores, com um curso de formação política.

Segundo Rui Costa Pimenta:

“Nós vamos abordar o problema da situação política, desde a crise da ditadura, e do fim da ditadura, até o golpe de 2016 e logicamente a situação atual.

Por que nós decidimos fazer esse curso, que vai conter 7 exposições, abordando esses acontecimentos ? No debate sobre a questão do golpe, nós notamos que há uma série de incompreensões que derivam do fato de que a maioria das pessoas não tem uma avaliação, uma caracterização correta, desses acontecimentos históricos da história do brasil: por que que a ditadura caiu ? Qual foi o caráter da transição política que levou ao regime dito democrático ? Que regime democrático é esse ? Qual que é o significado da Constituição de 1988 ?  Qual é o significado da reformulação partidária que se seguiu ao regime militar ? Qual a relação entre o regime político da época da ditadura e o regime atual ? Quais são os seus elementos de continuidade ? A evolução do sindicalismo brasileiro e da classe operária brasileira; A formação da CUT, o papel do próprio Lula; O governo Sarney e o conjunto dos governos que surgiram depois da ditadura militar (Collor, Itamar Franco, FHC e os governos do PT); Qual foi o caráter dos governos do PT ? Quais foram as etapas ? Como é que nós chegamos a uma etapa de esgotamento geral do regime ?

Resumindo, nós vamos procurar debater nesse curso, não apenas contar história, mas debater uma caracterização dos acontecimentos, qual que é o sentido político geral desses acontecimentos.

Então é um curso muito importante para todas as pessoas que querem ter uma base mais sólida, mais bem estruturada, não apenas de conhecimento mas de compreensão do desenvolvimento político do brasil desde a época da Ditadura Militar, que é muito importante para compreender a situação atual. Vamos relacionar isso com os acontecimentos internacionais, o desenvolvimento da situação política internacional, procurando oferecer um panorama político e teórico do que aconteceu no Brasil”.

Você trabalhador que busca um curso que realmente explique a situação política, de forma clara, com análise marxista, procure a Secretaria de Organização (SORG) do PCO, veja a melhor forma de pagamento e venha para as melhores férias socialistas.

Ressaltamos aos interessados, que o curso preza pela riqueza de detalhes, por isso o período de uma semana, onde, após as aulas são organizados grupos de discussão com material impresso que resultam em perguntas relacionadas aos debates diários, para aumentar a absorção dos conteúdos.

Convidamos todos os trabalhadores para participar dessa atividade de crescimento teórico e prático coletivo. Afinal, como bem disse o líder da Revolução Russa de 1917, Vladimir Lenin:

“Sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário”.

Quer entender melhor o que é a Universidade de Férias e Acampamento da Aliança da Juventude Revolucionária?

https://www.causaoperaria.org.br/acervo/blog/2018/01/06/o-que-e-universidade-de-ferias-do-pco/#.WzvfZdhKjEo

https://www.causaoperaria.org.br/universidade-de-ferias-3/

Seguem os contatos para você fazer agora sua inscrição:

Telefone:
TIM: (11) 98589-7537
Vivo: (11) 96388-6198
Claro: (11) 97077-2322
Oi: (11) 93143-4534

Segue a fala de Rui Costa Pimenta:

 

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas