Próxima atividade do PCO
Não perca a edição da Escola Marxista, que irá continuar em diversas cidades do país a discussão sobre o stalinismo, apresentada na última edição da Universidade de Férias
Curso-regional-do-fascismo-Curitiba-03.jpeg
Escola Marxista de 2019, com o tema "Fascismo, o que é e como combatê-lo" | Foto: Diário Causa Operária
Curso-regional-do-fascismo-Curitiba-03.jpeg
Escola Marxista de 2019, com o tema "Fascismo, o que é e como combatê-lo" | Foto: Diário Causa Operária

Neste ano de 2021, o Partido da Causa Operária irá continuar com uma importante iniciativa do partido no sentido da formação política da classe trabalhadora e da população de conjunto. Trata-se da Escola Marxista, um curso ministrado pelos militantes do PCO com base no que foi passado na Universidade de Férias, no entanto de uma forma mais enxuta.

Por conta da pandemia, o curso ocorrerá em forma de aulas mistas (presenciais e também transmitidas por vídeochamada), com a duração de um dia, e será feito nos diversos municípios em que o partido tem alguma organização. Este ano, a atividade pretende alcançar mais de 150 municípios em todos os estados do País, além de locais no exterior, como Europa, América do Norte e Japão, que também possuem militantes e simpatizantes do PCO. Quem quiser se inscrever, poderá fazê-lo entrando em contato com os militantes do partido. Além disso, um site será aberto em breve para quem desejar realizar essa inscrição via internet.

Desta vez, o curso tratará sobre o stalinismo e será baseado no texto “Bolchevismo e stalinismo”, de Leon Trótski, que procura mostrar que o stalinismo é o oposto do marxismo e a influência nefasta da burocracia no partido revolucionário mais importante do século XX. O livro será disponibilizado para venda nos locais em que as aulas ocorrerem, pelo site do curso e no site da loja do PCO (lojadopco.com). Será uma versão mais simples e acessível do que está sendo discutido no curso da Universidade de Férias, cujo tema é “O que foi o Stalinismo? Uma análise marxista”, o curso de formação política mais bem sucedido da história da esquerda nacional, que ainda está em andamento e no qual ainda há tempo de se inscrever, clicando aqui.

Esta será a 3ª edição da Escola marxista. As duas anteriores ocorreram em 2019 e 2020, com os temas “Fascismo, o que é e como combatê-lo” e “O Programa de Transição”, ambas baseadas em textos do revolucionário Leon Trótski. Ambas as edições foram muito bem sucedidas, ocorrendo em centenas de cidades e tendo atingido centenas de pessoas, que saíram dos cursos melhor informadas sobre temas fundamentais da luta política atual e mais próximas da atividade de um verdadeiro partido revolucionário.

A edição deste ano não será diferente. O problema do stalinismo vem sendo discutido de forma muito aprofundada pelo companheiro Rui Costa Pimenta durante as aulas da Universidade de Férias e todos os participantes percebem a sua importância e relevância para compreender o momento político atual. Com as aulas ministradas na Escola Marxista será possível reforçar essa importância para quem já viu o curso anterior e trazer para quem não teve a chance de vê-lo reflexões importantes que vêm junto com o tema, como o motivo de a contrarrevolução ter sido vitoriosa em tantos locais e de hoje nos encontrarmos ainda sob o regime do imperialismo decrépito e vampiresco. Além disso, será colocada de forma clara a posição de um partido revolucionário sobre diversos temas que se apresentam no debate relacionado ao stalinismo, como as frentes populares, a luta contra o fascismo, a aliança com a burguesia, a casta da burocracia, o imperialismo, a ditadura do proletariado e muitos outros.

Esta atividade é mais uma demonstração da importância que o PCO dá para a formação política de seus militantes, simpatizantes, contatos e, fundamentalmente, de toda a classe operária. A consideração do partido é que a teoria marxista é um conhecimento primordial para a população e deve ser divulgada da forma mais ampla possível, com iniciativas como esta, que promete ter um grande alcance e uma ótima qualidade, vista que será ministrada pelos militantes do principal partido revolucionário do país, cuja atuação já é notória e conhecida por toda a esquerda e por todos que têm algum interesse nos acontecimentos da política nacional.

Outras importantes iniciativas do Partido nesse sentido são a própria Universidade de Férias, a Universidade Marxista, o programa semanal Marxismo, da Causa Operária TV, que já chegou a mais de 50 edições e muitas outras, que estão à disposição dos militantes do PCO e de seus simpatizantes.

Portanto, fique atento para a programação da Escola Marxista, que será divulgada em breve nos canais de imprensa do partido. A atividade pretende alcançar o maior número de cidades possível, então quem não tiver a cidade contemplada na programação, pode entrar em contato com os militantes do PCO e pedir para que o curso seja trazido também para sua cidade.

A participação de todos é fundamental para o desenvolvimento da luta política revolucionária e do conhecimento político da classe operária e de toda a população de conjunto. O PCO convida todos a se inscreverem e a estarem presentes nos locais em que as aulas serão dadas. A promessa é de uma discussão muito importante para os rumos políticos do país e de um contato mais próximo com os militantes do partido que tem se mostrado como uma das vozes mais influentes da esquerda nacional, com seu posicionamento político coerente, concreto e que visa sempre à emancipação e conscientização dos trabalhadores.

Relacionadas
Send this to a friend