De 28/10 a 03/11
Rui Costa Pimenta ministrará o mais completo curso sobre a Revolução Chinesa já realizado no Brasil. Participe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
1966-11_1966年9月15日天安门游行-八届十一中 (1)
Desfile dos Guardas Vermelhos na Praça Tiananmen durante a Revolução Cultural. Foto: Domínio Público |

A partir do próximo dia 28 de outubro, o Partido da Causa Operária (PCO) realizará o curso “70 anos da Revolução Chinesa”, ministrado pelo seu presidente, o companheiro Rui Costa Pimenta.

O curso contará com aulas abordando os períodos da evolução da sociedade chinesa moderna, lembrando obviamente a história da civilização chinesa, mas destacando a exploração que o país sofreu do imperialismo a partir da metade do século XIX, passando pela Revolução de 1911 que derrubou o império e instaurou a República, passando também pela fundação do Partido Comunista Chinês, a greve geral de 1927 fracassada graças à política errôneo do stalinismo, a trajetória de Mao Tsé-Tung, a conciliação e depois guerra civil entre os comunistas e o Kuomintang, a luta contra o imperialismo japonês, a Revolução de 1949, a construção do Estado Operário chinês, o racha com a União Soviética, a Revolução Cultural de 1966, a conciliação com os Estados Unidos, a restauração capitalista no início dos anos 1980, a repressão à revolta popular contra o programa neoliberal, a entrada da China no mercado capitalista mundial e a ascensão do país como uma potência econômica regional que incomoda o imperialismo.

As aulas ocorrerão das 18h30 às 21h30 a partir da próxima segunda-feira (28) no auditório Friedrich Engels do Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP), localizado na Rua Serranos, 90, próximo à estação Saúde do Metrô de São Paulo, no Bosque da Saúde, Zona Sul da capital paulista.

O curso poderá ser assistido também ao vivo pelo canal da Causa Operária TV no Youtube, que exibirá todas as aulas gratuitamente. Para aqueles que quiserem ter acesso a uma explanação completa sobre a segunda maior revolução do século XX, com apostila acompanhada de textos explicativos, fotos, imagens e muito mais, basta contribuir com R$ 75,00 – para os membros do canal, a quantia fica em R$ 50,00. Esse investimento é fundamental para ajudar a Causa Operária TV a comprar mais e melhores equipamentos, contratar novos funcionários, aumentar sua grade de programação, aprimorar a qualidade de seus programas, realizar a manutenção de seu estúdio e oferecer um conteúdo melhor para o seu público, ampliando assim a propaganda revolucionária, comunista e anti-imperialista para os trabalhadores.

O material do curso também poderá ser acessado pelo sítio da Universidade Marxista, que contará com compilações dos mais variados cursos ministrados pelo PCO e que deverá ser lançado em breve.

A China comemorou os 70 anos de sua Revolução no último dia 1 de outubro. O país é hoje a segunda maior economia mundial, com um grande avanço tecnológico e uma potência capitalista regional com influências globais graças à Revolução, que tirou sua sociedade do mais miserável atraso e estabeleceu as bases para seu desenvolvimento econômico. As contradições de seu processo, entretanto, levaram à restauração capitalista, cujas próprias contradições inevitavelmente levarão a uma nova etapa revolucionária como em todos os países do mundo. Tudo isso será analisado neste curso imperdível ministrado pelo maior analista político do Brasil, com uma visão científica, marxista, da situação chinesa.

Não perca tempo! Inscreva-se pelo correio eletrônico [email protected] ou pelo número de WhatsApp (11) 963886198.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas