Siga o DCO nas redes sociais

Curitiba: Hinos revolucionários. Partigianos no sábado musical do CCBP
_DSC0022
Curitiba: Hinos revolucionários. Partigianos no sábado musical do CCBP
_DSC0022

No último dia 24 ocorreu no Centro Cultural Benjamin Péret – Paraná (CCBP-PR) o 1º sábado musical.

Com o show da banda antifascista Partigianos, que agrupa músicos de esquerda e toca hinos revolucionários, a atividade também marcou o lançamento do chopp Fora Bolsonaro.

Durante o show, os Partigianos tocaram clássicos como A Internacional, Bandera Roja, Che, Bella Chiao, músicas das revoluções espanhola e mexicana.

Partigianos é uma banda curitibana nascida do encontro musical de várias correntes de esquerda antifascistas: (anarquistas, socialistas e comunistas) em alusão às milícias operárias que lutaram contra a invasão nazista nos diversos países europeus. Para conhecer melhor o trabalho dos Partigianos, acesse a página da banda no facebook.

Segundo o site cwblive:

“A ideia de montar o grupo partiu de Vlad e sua irmã, Dora Urban. Foram os dois que começaram a pesquisa que resultou no repertório inicial do Partigianos, buscando canções que se encaixassem na concepção ideológica do grupo.

A proposta é bem inusitada e criativa. ‘A banda surgiu desta vontade de resgatar essas músicas de resistência e de cunho antifascista. Geralmente, eram os exércitos que cantavam essas músicas de camponeses ou de exércitos de civis que eram conhecidos na Itália como ‘partigianis’ ou na Espanha como ‘partisans’. A nossa versão é um ‘abrasileiramento’ do nome’, explica Vlad.”

Sobre a origem do termo Partigianos, o site osargonautas.com.br diz o seguinte:

“Em nossa pesquisa sobre a genealogia do adjetivo ‘partigianos’, encontramos a obra de Johann Ewald, intitulada: ‘Treatise on Partisan Warfare’ Greenwood Press (1991), para Johann Ewald, Partisan (do francês partisan; feminino partisane).

Em italiano, (partigiano/partigiana) ‘é um membro de uma tropa irregular formada pela população local para se opor à ocupação e ao controle estrangeiro de uma determinada área, é um combatente armado que não pertence a um exército regular, mas sim a um movimento de resistência’.

Em português, ‘partigiano’ é traduzido literalmente como ‘parte’, ‘partidário’, adjetivo e substantivo masculino que significa: pessoa ligada ao partido de alguém, ou a um sistema ou regime.”

Veja como foi:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após o show, foi sorteada a rifa da campanha financeira do CCBP-PR, tendo como ganhadores a professora Denise Rocha, de Paranaguá, e o professor Marcelo Marcelino, de Curitiba.

Esta foi o 1º sábado musical do CCBP-PR em Curitiba. Muitos outros virão. Quem perdeu esta excelente atividade, entre em contato em fique atento para as próximas na página do CCBP-PR.