Pelo fim do VAR!
O futebol não pode ser refém dos interesses dos capitalistas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Um dos primeiros usos do VAR no futebol brasileiro. Partida entre Sport e Salgueiro (7/5/2017).
Foto: Fernando Torres / CBF,Divulgação
VAR, inimigos do futebol | Reprodução

O árbitro assistente de vídeo (VAR) foi implantado no futebol brasileiro em 2018, a proposta de utilizar recursos eletrônicos de vídeo teve como fundamento minimizar os erros humanos de arbitragem nos jogos e assim legitimar os resultados. Historicamente os “erros” de arbitragem, bem como os lances duvidosos e resultados dos jogos futebol sempre causaram grandes polêmicas debatidas pelos os torcedores. A utilização do VAR no futebol não resolveu em nada os “problemas” anteriores, muito pelo contrário, promoveu uma insatisfação geral e constante dos clubes, jogadores e torcedores sobre os resultados das partidas.  

Em praticamente todas as partidas há reclamação do papel do VAR nos jogos de futebol, além das partidas perderem toda dinâmica que tornou o esporte mais popular do mundo mais chato e menos emocionante devido as interrupções, que atrapalham o desenvolvimento dos jogos com “volta atrás” de jogadas e decisões; não há qualquer transparência nos critérios adotados nas interferências externas e não se sabe a que comando respondem os fiscais de vídeo. A VAR é uma verdadeira caixa preta sem acesso aos interessados. 

Nos últimos jogos do maior campeonato nacional do planeta, o Brasileirão, as reclamações são inúmeras, não há qualquer jogo que o VAR não tenha interferido diretamente no resultado dos jogos, inclusive em partidas teoricamente mais fáceis como foi Corinthians e Flamengo. Mesmo num jogo onde a equipe do Flamengo apresentou uma superioridade muito aparente, o VAR conseguiu manchar a vitória da equipe rubro-negra, no maior clássico do país e do mundo, anulando um gol legal do Corinthians. 

No último jogo entre os tricolores paulista e gaúcho, São Paulo e Grêmio, também teve muita polêmica por um cartão vermelho não aplicado e um pênalti não marcado. A indignação do clube gaúcho e dos seus torcedores é enorme, ninguém mais quer o VAR nos jogos de futebol. Há uma insatisfação generalizada no futebol contra o VAR que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) insiste em manter nos jogos por determinação da Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA). 

Nem mesmo quando a Comissão de Arbitragem da CBF reconhece os erros do VAR, como foi o caso do presidente da Leonardo Gaciba sobre o jogo da sétima rodada quando São Paulo teve gol legal anulado contra o Atlético-MG, não há como recorrer. O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) busca colocar a responsabilidade na própria equipe por conta de prazos e processos burocráticos, ao invés de tratar do real problema que é o emprego do VAR no futebol que deve ser extinto. 

É importante resgatar que a decisão tomada pela FIFA em 2016 de implantação do VAR, após alguns jogos pilotos, no maior evento esportivo e cultural do planeta, a Copa do Mundo de Futebol, em 2018, trouxe várias críticas e denúncias. O VAR teria favorecido a conquista do título mundial pela seleção da França, prejudicando diversas equipes como a vice-campeã Croácia e também a maior seleção de futebol do mundo, a brasileira. 

Diante de tamanha controvérsia sobre a utilização deste recurso nos jogos de futebol que é o maior esporte de massas do Brasil e mundo, não restam qualquer dúvida de que é preciso seu fim. Os clubes não estão satisfeitos com VAR, os jogadores não estão satisfeitos com VAR e os torcedores não estão satisfeitos com VAR. O futebol não pode ser refém de interesses capitalistas que lucram fortunas com este sistema obscuro de arbitragem por vídeo implantado em todos os países do mundo. É preciso uma ampla campanha dos torcedores, que são aqueles que devem e tem direito decidir sobre as decisões no futebol, para pôr fim ao VAR nos jogos de futebol. Capitalistas tirem as mãos do futebol do povo! Fora VAR inimigo do futebol!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas