Vamos debater e sair mais fortes: venha para a conferência aberta da luta contra o golpe!

plenariapr2

O Comitê Central Nacional do Partido da Causa Operária (PCO) deliberou no último domingo (6) pela realização de uma Conferência Nacional Aberta contra o Golpe, a ser realizada em conjunto com os comitês de luta contra o golpe nos dias 21 e 22 de julho próximo em São Paulo.

A Conferência tem por objetivo reunir todos os comitês de luta contra o golpe, pela anulação do impeachment, em defesa de Lula etc., bem como outros movimentos e organizações populares mobilizados em todo o país. A meta é reunir cerca de mil militantes.

No encontro, será traçado um plano de lutas com vistas a enfrentar o golpe de estado em curso no Brasil, que teve seus momentos culminantes no impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e na prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva há pouco mais de um mês. Com o agastamento de Dilma, iniciou-se um ataque sem precedentes ao estado brasileiro e aos trabalhadores, com congelamento de gastos federais em educação em saúde por 20 anos, desmonte da legislação trabalhista, ataque à previdência pública, privatização generalizada, entrega do patrimônio nacional ao estrangeiro. Com a prisão ilegal de Lula, aprofunda-se o regime de exceção, abrindo-se as portas para a criminalização de todas as lideranças e organizações de esquerda pelo judiciário golpista.

Formar comitês de luta contra o golpe é o caminho para a criação de focos de resistência e ação politizada dos trabalhadores e estudantes no combate ao golpe de estado. É por meio dos comitês que se organizam atos, caravanas, colagens de cartazes, panfletagens etc.. Mobiliza-se efetivamente um número cada vez maior de pessoas em torno do eixo de luta contra o golpe, para além de combates específicos próprios de um local ou de uma categoria, garantindo-se assim uma adesão crescente ao movimento de resistência.

Já existem hoje mais de 150 de comitês de luta contra o golpe espalhados pelo país. Integre-se ao comitê mais próximo ou forme um comitê em seu bairro, escola, local de trabalho! É necessário apenas disposição para lutar contra o golpe! O site Lute contra o golpe já vem agregando diversos dos comitês existentes, e fornece uma boa explicação sobre como encontrar, cadastrar ou formar um comitê.

De modo a fomentar o debate na Conferência Aberta, o PCO lançará um conjunto de teses visando a promover amplo debate político entre trabalhadores e a juventude. O PCO deliberou abrir mão de lançar candidato à Presidência da República nas próximas eleições, de modo a impulsionar resolutamente a campanha pela libertação de Lula e pelo seu direito a se candidatar ao cargo. Na visão do Partido, esta política é a única capaz de potencializar a mobilização da classe trabalhadora decisivamente contra o golpe de estado em curso. Para o PCO, eleição sem Lula é nula!

Participar do processo eleitoral conduzido pelos golpistas após a prisão de Lula implicaria não apenas a aquiescência frente à perseguição política ao ex-presidente. Para toda e qualquer organização ou partido que se diz de esquerda, levar um candidato à disputa eleitoral na ausência de Lula significa aderir à política golpista. Nenhum outro candidato, de qualquer partido de esquerda, tem chances de vencer a eleição. Portanto as pré-candidaturas que até aqui se anunciaram, caso confirmadas, servem apenas como elemento dispersivo da luta contra o golpe e, a rigor, contam com o encarceramento definitivo de Lula e com a destruição do PT na esperança de avançar sobre seus despojos eleitorais: são as candidaturas abutres. Denunciar o caráter golpista de tal postura também está entre os objetivos do PCO.

Mobilize-se! Articule suas teses! Organize a caravana de seu comitê para a Conferência Nacional Aberta de julho! Vamos construir juntos o movimento popular capaz de derrotar o golpe de Estado!