Universidade de Férias do PCO: Viva o cotidiano de uma convivência socialista com lazer, estudos e esportes

ferias

A Universidade de Férias e Acampamento da AJR é o evento mais tradicional do Partido da Causa Operária (PCO). Realizado há mais de 20 anos, chega à 43ª edição a partir do próximo dia 12 e vai durar duas semanas, até o dia 27 de janeiro.

Trata-se de um verdadeiro curso de formação política, teórica e prática, com palestras e estudo aprofundados. Nesta edição, nas férias de verão, o tema será “Fascismo: O que é e como combatê-lo”, com a apresentação do curso feita por Rui Costa Pimenta, que ministrará as aulas todos os dias.

O evento é organizado pela Aliança da Juventude Revolucionária, a AJR, que é a juventude do PCO.

Como funciona a Universidade de Férias?

Não é apenas um curso intensivo comum. É uma vivência. A Universidade de Férias é o estudo teórico aliado à prática socialista, de um verdadeiro partido que busca fazer a revolução para construir uma sociedade completamente diferente da capitalista, onde vigore o coletivismo e a igualdade.

Por isso, a Universidade de Férias é extremamente organizada. Os centenas de participantes (sejam membros do PCO ou simpatizantes, qualquer um pode participar) dividem-se em grupos a fim de realizar as mais diversas atividades.

De acordo com o cronograma de atividades, cada grupo se reveza para exercer uma função diferente por dia, como a organização dos eventos (manutenção, palestras, exibição de filmes, campeonatos, etc), a preparação das refeições (cozinhar, por exemplo) e a limpeza dos locais (recolher o lixo, varrer, etc). É uma formação de um ser social, para o participante aprender e aperfeiçoar suas habilidades para exercer sua função em uma sociedade coletivista.

Dentro do mesmo grupo, os membros também se reúnem para estudar o conteúdo das aulas ministradas no curso. O grupo também é um grupo de estudos, de leitura, discussão e reflexão do tema da Universidade, no qual os membros têm a oportunidade de analisar de maneira mais aprofundada a questão. É a verdadeira fórmula para o militante revolucionário estudar o marxismo-leninismo, a ciência do proletariado.

Os grupos de estudo se reúnem depois das aulas. Dentro de cada grupo, há a hierarquia interna, incluindo coordenadores de grupos, que são as pessoas mais experientes em cada atividade. Isso porque, no mesmo grupo, há pessoas com níveis de habilidade e conhecimento diferentes, o que facilita a compreensão e a aprendizagem coletivas. No final do curso, há um teste para que cada participante avalie o que absorveu dos ensinamentos das aulas e dos estudos.

A programação diária costuma contar com as palestras e aulas nos períodos da manhã e da tarde e depois, na parte da noite, com sessão de cinema, jogos coletivos e shows musicais (o PCO tem uma banda formada por seus militantes, a Revolução Permanente, e ela irá se apresentar durante a Universidade). Muitas vezes, na parte da manhã e da tarde também há passeios, jogo de futebol, piscina, atividades culturais. As atividades não são simultâneas, com exceção dos grupos que realizam a limpeza e a refeição, portanto os companheiros podem participar de todas as atividades.

Uma das partes mais especiais da Universidade é o Acampamento da AJR. Na hora de dormir, os militantes da juventude do PCO armam suas barracas na área de acampamento. Qualquer um pode armar sua barraca, mas quem preferir também pode dormir em quartos, que são coletivos (quatro ou cinco pessoas por quarto, dependendo do número de participantes).

Os companheiros podem participar durante todos os 15 dias de evento, mas também há a possibilidade de estar presente nos dias em que puder comparecer (aos finais de semana, durante quatro dias, ir no primeiro dia e voltar na última semana, etc). Existe o pacote fixo que cobre todos os dias entre 12 e 27 de janeiro e também a diária, na qual o participante paga por dia em que comparecer. Mesmo os que interagem somente por alguns dias, também participam das atividades e dos grupos nos dias em que estiver presente.

Gostou? Agora, que tal viver essa experiência, uma experiência socialista riquíssima e inesquecível? Preencha o formulário e nós entreremos em contato com você! Acompanhe também o evento no Facebook!