Universidade Federal do Sul da Bahia é a mais afetada pelos cortes do governo golpista
governo-15
Universidade Federal do Sul da Bahia é a mais afetada pelos cortes do governo golpista
governo-15

Da redação – A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) é uma universidade nova criada em 2013 que começou “do zero” vinda de uma necessidade de valorização do povo da região sul da Bahia que nunca pôde usufruir de uma instituição de ensino superior pública federal.

Com unidades em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e atendendo a mais de 4 mil alunos de toda a região, em sua grande maioria filhos da classe trabalhadora, a universidade possui a preocupação de levar oportunidades de ingresso para a população de pequenas cidades através dos Colégios Universitários e, assim, alcança pessoas que provavelmente nunca teriam oportunidade de fazer um curso superior de qualidade. Assim, cidades como Ibicaraí, Coaraci, Itamaraju e Santa Cruz Cabrália possuem os chamados CUNI que possuem cursos que funcionam durante o primeiro ano na própria cidade do estudante.

Com os cortes no orçamento das universidades promovidos pelo governo ilegítimo de Jair Bolsonaro, a UFSB calcula que 54% das despesas com custeio e manutenção foram cortados, o maior percentual entre todas as universidades federais brasileiras.

Tratando-se de uma instituição nova que ainda está construindo seus três prédios principais, funcionando em instalações temporárias alugadas ou cedidas por algum órgão, esse corte pode representar a destruição de uma instituição de ensino que tem o potencial de mudar a vida de milhares de pessoas no sul e extremo sul da Bahia.

Diante deste cenário, é urgente continuarmos as mobilizações não pela troca do ministro, que é pior que o anterior, não por acordos para manter o orçamento  na esperança das eleições de 2022. Mas, uma mobilização popular forte e consciente que faça a palavra de ordem “Fora Bolsonaro” se tornar realidade à força! É preciso repetir o dia 15 de maio com novos atos de massa na Bahia e em todo o Brasil pela derrubada do governo e do golpe!