Universidade Marxista
O tema Stalinismo nunca foi apresentado com tamanha profundidade na língua portuguesa, pessoas de todas as regiões do Brasil e de 10 países já inscreveram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Yalta_summit_1945_with_Churchill,_Roosevelt,_Stalin
Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Joseph Stalin na conferência de Yalta | Reprodução

Neste momento a 46ª Universidade de Férias do Partido da Causa Operária (PCO) já conta com mais de 600 pessoas que confirmaram participação no curso “O que é o Stalinismo, uma análise marxista”. Um tema de extrema importância para compreensão da derrota do maior governo operário que existiu na história e da revolução operária mundial. A morte de Lenin, maior líder revolucionário que o mundo conheceu, abriu caminho para o comando de Josef Stálin que impediu o desenvolvimento da revolução proletária no planeta.

A Universidade Marxista é um programa de formação teórica desenvolvido conjuntamente pelo PCO, Fundação João Jorge Costa Pimenta e Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). O maior e mais antigo curso de formação marxista do país integra a Universidade de Férias que é realizada desde 1998 junto ao acampamento da AJR, que proporciona atividades sociais para os militantes e ativistas de toda esquerda. Este ano, excepcionalmente em decorrência da pandemia que impõe medidas de segurança sanitária, as aulas serão virtuais.

A organização do evento espera atingir a meta de 1.000 pessoas inscritas, já confirmaram presença pessoas de todas as regiões do país e de mais de 10 países. O curso terá mais de 40 horas de aulas e acontecerá nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Serão mais de 16 exposições ao longo de dois meses. As aulas serão ministras pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, um dos mais destacados intelectuais marxistas da atualidade com 40 anos de militância revolucionária.

Os debates e exposições contarão com textos inéditos em português, reprodução de documentos, imagens e vídeos, além de uma série verbetes enciclopédicos elaborados pela organização do evento. O tema Stalinismo nunca foi apresentado com tamanha profundidade na língua portuguesa. Uma oportunidade singular de aprender a história da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), primeiro Estado Operário da história.

O conteúdo do curso conta com uma breve análise de Josef Stálin como militante do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), a Revolução de Outubro, as contradições do primeiro Estado Operário e a ascensão da burocracia stalinista acelerada pela morte de Lenin em 1924. Entre os aspectos históricos do stalinismo serão tratados o Pacto Molotov-Ribbentrop e os processos de Moscou. Entre os aspectos teóricos, o etapismo e o socialismo num país só.

Em linhas gerais, o estudo abordará o papel de Josef Stálin no comando do maior país do mundo e primeiro Estado Operário da história da humanidade, como fez de tudo para impedir que a revolução mundial se desenvolvesse. Destacará o papel do stalinismo na derrota das revoluções alemã e chinesa; também na derrota da histórica greve geral na Inglaterra dos anos 20. Ainda em eventos fundamentais da história do século XX, como a política do “social-fascismo” que resultou na chegada de Hitler ao poder, além das derrotas promovidas pelas frentes populares na Espanha e França sob a influência direta do stalinismo.

A Universidade Marxista tem como objetivo o fortalecimento teórico e político necessário para alavancar a luta contra o capitalismo em decomposição. Ao contrário da política de integração ao regime, adotada pela maioria da esquerda, o PCO compreende e atua em função da necessidade de se armar da teoria revolucionária, do marxismo, para levar adiante a luta pela revolução, pela ditadura do proletariado e pelo fim do capitalismo, pelo comunismo.

A inscrição terá um valor simbólico de R$100 e pode ser realizada através do seguinte endereço:

https://universidademarxista.pco.org.br/

Confira também o trailer do curso abaixo:

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CURSO SOBRE O STALINISMO

Veja abaixo a programação da 46° Universidade de Férias do PCO, “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista”:

1° Parte – 1924 – 1933

  1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
  2. Burocracia, a URSS
  3. A primeira etapa

3.1 – na URSS

3.2 – na III Internacional

  1. A luta interna

4.1 – Revolução permanente

4.2 – Industrialização

4.3 – Socialismo em um só país

  1. A revolução chinesa
  2. A segunda etapa
  3. Processos de Moscou
  4. A coletivização forçada
  5. O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

  1. As frentes populares

1.1 – França

1.2 – Espanha

  1. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
  2. A guerra e a derrota do nazismo

3.1 – o expurgo no exército

  1. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo

4.1 – Itália, França e Grécia

4.2 – Ialta

4.3 – A democracia

4.4 – O leste europeu

4.5 – A divisão da Alemanha

  1. Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948- 1991

  1. Terror no Leste: os processos de praga
  2. A revolução chinesa e a revolução mundial

2.1 – As revoluções stalinistas

  1. A guerra fria, a coexistência pacífica
  2. Morte de Stalin, Krushov
  3. Crise no Leste (53-56)
  4. Brezhnev
  5. 1968
  6. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
  7. Polônia, Gorbachov e a restauração
  8. Colapso da URRS
  9. Stalinismo e a cultura

 

Duvidas entre em contato pelos endereços da Secretaria de Organização do PCO pelo telefone +55 (11) 9.9741-0436 ou pelo e-mail [email protected]

 

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas