Siga o DCO nas redes sociais

Nova edição começa neste mês
Universidade de Férias: fascismo na Espanha, Portugal, Japão e Brasil
Não perca! No dia 17 de Janeiro começa em São Paulo a 45ª Universidade de Férias, agora trazendo a segunda parte do curso Fascismo, o que é e como combatê-lo.
20778264
Nova edição começa neste mês
Universidade de Férias: fascismo na Espanha, Portugal, Japão e Brasil
Não perca! No dia 17 de Janeiro começa em São Paulo a 45ª Universidade de Férias, agora trazendo a segunda parte do curso Fascismo, o que é e como combatê-lo.
Curso tratará de uma tema muito ligado ao próprio Fora Bolsonaro.
20778264
Curso tratará de uma tema muito ligado ao próprio Fora Bolsonaro.

Com o início do mês de janeiro começa a contagem regressiva para a atividade mais tradicional do Partido da Causa Operária, a Universidade de Férias, que ocorre duas vezes ao ano e tem na versão de verão o melhor das atrações em um só lugar.

O que é a Universidade de Férias e o Acampamento da AJR?

 

 

A Universidade de Férias e Acampamento da AJR, a juventude do PCO, é uma atividade realizada há mais de 20 anos pelo partido, nascida com o intuito de termos um meio amplo para a discussão do marxismo, formando todo um curso estruturado em torno da ideia central, que é elevar a compreensão dos participantes e orienta-los na luta política.

IMG_9648

Como um partido revolucionário, entendemos que a realização de cursos e espaços para o debate em torno da política é essencial para termos uma organização ainda mais consciente e preparada para o dia a dia. Por isso, a universidade de férias é uma atividade muito bem organizada, que terá nesta edição a duração de uma semana em um local onde além do curso existirá uma série de atividades de lazer, elevando ainda mais a experiência de cada participante.

IMG_7724

Em geral a universidade costuma ser organizada no interior de São Paulo, em um hotel fazenda onde há a possibilidade de ser realizadas as mais diversas atividades. As mais tradicionais são os campeonatos esportivos, as festas, música ao vivo, sessão de filmes, etc. Realizações essas que percorrem do primeiro ao último dia da universidade, tudo isso junto a deliciosas refeições.

IMG_6287

Junto a todas estas atividades, temos também o acampamento realizado pela Aliança da Juventude Revolucionária, feito no mesmo local, onde cada um leva sua barraca para acomodar-se durante os dias do evento. Contudo, para aqueles que preferem os quartos, existe também a possibilidade de usufrui-los, tendo tudo sendo coberto pelo pacote total da universidade, que conta com todos os eventos, o curso e seus materiais e é claro, deliciosas três refeições ao dia.

IMG_7551

Fascismo, o que é e como combatê-lo – Parte 2. Entenda mais sobre o tema da Universidade de Férias

 

 

Inicialmente foi realizado na 43ª universidade de férias a primeira parte do curso. Lá foram tratados os aspectos gerais do fascismo, sua origem, e os principais países onde se desenvolveu, como a Alemanha, Inglaterra e Itália.

No entanto, devido a extrema necessidade de aprofundarmos o tema, principalmente graças a proliferação da extrema-direita em todo mundo, com destaque ao presidente fascista no Brasil, Jair Bolsonaro, o PCO entendeu que precisávamos continuar nosso debate, agora desenvolvendo a explicação sobre países até então mais esquecidos quando fala-se do fascismo e nazismo, como por exemplo o Brasil, Portugal, Espanha e Japão. Todos estes que, mesmo não sendo muito comum de se discutirem, tiveram grande papel na organização do movimento por todo globo.

Porém, vale ressaltar que o curso realizado pelo PCO não há paralelo algum com os típicos cursos acadêmicos, organizados pela esquerda pequeno-burguesa, em geral baseada em teorias longe da realidade e sem nenhuma função prática. Diferente de tudo isso, a Universidade de Férias contém um curso de altíssima qualidade, isso por que nos baseamos inteiramente na política marxista para analisar os fenômenos históricos, com uma concepção que preza por textos de figuras como Marx, Engels, Lênin e neste caso, principalmente Trotsky.

Sendo assim, devido ao fato de se basear na experiência vivida tanto pelo partido quanto por militantes da época, o curso sempre surpreende os participantes, devido ao alto nível de detalhes e pela explicação sistemática e completa do tema abordado.

E então, se interessou? A Universidade de Férias terá início no dia 17 de janeiro, terminando no dia 24, prepare suas malas e venha com a gente para esta que é uma experiência única em uma atividade verdadeiramente de um partido revolucionário. As inscrições em breve serão abertas no site do Diário Causa Operária.

Para aqueles que não viram a primeira parte, segue abaixo a playlist do curso: