banner - fascismo - o que é e como combatê-lo

Nos dias 9 e 10 de março, o Partido da Causa Operária realizará em todas as regiões do País o curso “Fascismo: o que é e como combatê-lo”. Trata-se de uma verdadeira escola nacional de formação marxista, ampliando o alcance das lições da última edição da Universidade de Férias do Partido.

Dirigentes e militantes do Partido ministrarão uma versão resumida do curso que foi apresentado pelo companheiro Rui Costa Pimenta em janeiro no 43º Acampamento de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária. Na ocasião, o presidente nacional do PCO tratou em profundidade do problema do fascismo, apresentando vários exemplos de como a extrema-direita se organizou para combater o movimento operário em todo o mundo, estabeleceu conceitos gerais e a tática que se impõe aos militantes dos dias de hoje na luta contra o fascismo.

A iniciativa tomada pela direção nacional do Partido visa levar a um número ainda maior de pessoas a discussão de um tema central da atual etapa política. Para isso, o curso será realizado em dois dias e em 40 cidades.

O curso que será apresentado em março estará apoiado no folheto de mesmo nome que apresenta uma seleção dos escritos de Leon Trótski sobre o fascismo e sintetiza as principais conclusões que guiam a política do PCO para enfrentar a direita no país.

Para aprofundar os estudos, recomendamos também a leitura do livro “Revolução e contrarrevolução na Alemanha”, também uma coletânea de textos de Trótski, que analisa a ascensão do fascismo alemão e determina as tarefas dos comunistas no seu combate.

Fique atento à imprensa do PCO para mais informações e inscreva-se para participar do curso.