Um relato sobre a Universidade de Férias: “melhor curso de formação política do Brasil”

43-uni8

Abaixo segue um relato de um militante de esquerda, que não quis se identificar, sobre o curso e a Universidade de Férias do Partido da Causa Operária.

“A Universidade de Férias do Partido da Causa Operária, que neste ano chega a sua 43ª edição, é um curso único na esquerda nacional. O que mais me agradou e me agrada no curso é o seu método marxista, o qual é utilizado pelo companheiro Rui Costa Pimenta para abordar temas históricos e eventos políticos, como a Revolução Russa, a crise política nacional durante o governo militar, entre outros. A análise marxista de acontecimentos como estes permite que todos aqueles que participam do curso tenha uma ampla e aprofundada compreensão dos eventos históricos, o que é bem diferente das abordagens acadêmicas e escolares, em sua totalidade superficiais, que não exploram a fundo as crises políticas, os conflitos de classe e nem fazem uma comparação com o que está acontecendo nos dias de hoje. 

No que diz respeito a esse último aspecto, o tema dessa próxima Universidade é extremamente relevante. A compreensão marxista do o que é o fascismo, suas origens históricas, seus desdobramentos em diferentes países, é de fundamental importância para todos aqueles que querem atuar, mesmo que minimamente, na luta política brasileira nos dias de hoje, uma vez que temos no momento um novo governo golpista, agora de extrema-direita, o qual poderá se desenvolver rumo a uma política abertamente fascista contra a militância de esquerda e o próprio povo, ou seja, de perseguição, repressão, censura, etc.

Além deste ponto de vista político, o contato e a interação com companheiros de diferentes regiões do país é outro ponto alto da Universidade Férias. A convivência socialista, por meio das diferentes atividades realizadas no curso, sejam elas culturais ou esportivas, ou nos grupos de trabalho e estudo, possibilitam que se fortaleçam os laços de solidadriedade e camaradagem entre os companheiros, o que é de fundamental importância para o fortalecimento da luta política mais geral, para a construção de um partido que possa verdadeiramente impor uma derrota definitiva a direita e a burguesia.

Já participei de outras edições do curso, estou indo para minha décima edição, e essa possibilidade de convivência socialista, de troca de ideias, de estreitamento de laços de camaradagem e de debate sobre assuntos tão relevantes da política atual é algo que só vi na Universidade de Férias do PCO. Assim recomendo a todos que ainda não se inscreveram, mas que estão interessados, que não percam tempo e nem essa oportunidade. O tema apresentado nesta edição além dos outros aspectos mencionados contemplam totalmente os problemas políticos colocados para esquerda brasileira na atual situação política”.