Universidade de Férias do PCO
A 46ª edição do curso de férias do Partido da Causa Operária começa nesta terça-feira, 5 de janeiro. Veja aqui sugestões de leitura para aprofundar-se no tema
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
stalinismo-bibliografia
Bibliografia sobre o stalinismo é vasta, veja aqui uma seleção feita por Rui Costa Pimenta | Foto: Reprodução/Google

O curso “O que foi o stalinismo, uma análise marxista” se inicia na próxima terça-feira (5), com transmissão ao vivo apenas para inscritos no portal da Universidade Marxista do Partido da Causa Operária (clique aqui e garanta sua vaga!). Preparando esta, que será a maior atividade de formação política e teórica já realizada pelo PCO, oferecemos aos interessados uma curta bibliografia com textos fundamentais e de interesse ao debate de um tema tão vasto.

O companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, apresentará o curso em uma sequência de exposições semanais, às terças e quintas, nos meses de janeiro e fevereiro. As aulas tratarão do surgimento do stalinismo, a URSS e a burocracia à política do PCB no Brasil, passando pela luta contra o trotskismo, o socialismo em um só país, as frentes populares, o acordo com o imperialismo democrático e o nazismo etc.

Além destes, as aulas falarão da atuação de Stálin e a URSS na II Guerra, da política contrarrevolucionária adotada na Grécia, Franca, Itália, China e outros países, da ocupação do Leste Europeu e as chamadas democracias populares, cobrindo todo o período posterior à morte de Stálin, até a queda da União Soviética.

Para o participante do curso que deseja se aprofundar no tema, a leitura é imprescindível. Mas, por onde começar?

Obras de Leon Trótski

Os escritos de Leon Trótski são o ponto de partida para uma análise marxista do fenômeno do stalinismo. Três livros, escritos no exílio, na década de 1930, oferecem argumentos e informações vitais para a compreensão da sua origem e da profundidade das questões envolvidas, são eles “A revolução traída”, “A revolução desfigurada” e “A revolução permanente”.

No livro “Revolução e contrarrevolução na Alemanha”, por sua vez, Trótski analisa a política do stalinismo que abriu o caminho para uma verdadeira catástrofe: a ascensão do nazismo na Alemanha.

Na biografia inacabada, intitulada apenas “Stálin”, Trótski traça um perfil do seu antagonista e expõe seu caráter. Ironicamente, o autor trabalhava no livro no momento em que foi atacado por um agente stalinista – Ramón Mercader – o que o levou à morte. Publicado postumamente, o manuscrito ficou manchado com seu sangue.

Trótski deixou uma vasta coleção de livros e artigos, uma vez que a luta contra o stalinismo foi o principal objeto da sua luta em defesa do marxismo, da Revolução de Outubro e do partido revolucionário. Sua obra é a principal referência para a análise do que foi o stalinismo no período de 1924 a 1940.

Livros como “A internacional comunista depois de Lênin” (ou: “Stálin, o grande organizador de derrotas”) e “Os crimes de Stálin” (também conhecido como “Da Noruega ao México”) fazem parte de uma enorme coleção que inclui ainda (e que não são menos importantes) os documentos por ele redigidos como parte da luta da Oposição de Esquerda dentro do Partido Comunista (1925 – 1929) e a coleção de seus escritos reunidos entre 1929 e 1940, ainda inédita em português, exceto por uns poucos textos (existem três edições diferentes, uma norte-americana, editada pelo Socialist Workers Party na década de 1940 e reimpressa ainda hoje pela editora Pathfinder Press; uma francesa, organizada por Pierre Broué e outra em castelhano, da editora Pluma, estas últimas, ambas, esgotadas).

Biografias

Em que pese as preferências e preconceitos políticos de cada autor, biografias são, em geral, uma importante fonte de informação e, se não respondem a todos os problemas, pelo menos levantam questões interessantes para a reflexão sobre o tema.

A biografia escrita pelo historiador francês, Jean-Jacques Marie, “Stálin” (2003), reúne o trabalho de mais de 40 anos de pesquisa.  O autor pesquisou dezenas de milhares de dossiês dos arquivos sobre Stálin e a URSS disponíveis em Moscou, entrevistou inúmeras fontes e teve acesso a milhares de outros documentos, atas, correspondência, livros de memórias etc. Ele aprofunda em documentação e análise o que já havia publicado em 1967.

Do mesmo autor, o livro “O Trotskismo”, em que descreve a luta de Trótski contra Stálin e seus principais problemas políticos e teóricos.

Isaac Deutscher, autor da monumental biografia de Leon Trótski (publicada em três tomos, “O Profeta Armado”, “O Profeta Desarmado” e “O Profeta Banido”) também publicou o volume intitulado “Stálin – uma biografia política” (publicado pela primeira vez em 1948 e, posteriormente, acrescido de um capítulo em 1961).

Existem inúmeras outras biografias que oscilam entre o ataque direitista e pró-imperialista feito por historiadores norte-americanos, principalmente, e a defesa aberta e elogiosa de Stálin, como as que fizeram Domênico Losurdo, Grover Furr e Ludo Martens que, no limite, negam os crimes e o papel nefasto cumprido por Stálin.

Mais no portal da Universidade Marxista

Além dos livros, o portal da Universidade Marxista oferece diversos recursos ao estudante inscrito no curso.

Enciclopédia Marxista oferece centenas de verbetes biográficos, históricos e conceituais detalhando os principais personagens e acontecimentos, oferecendo ainda cronologias e imagens ilustrativas dos principais temas.

Na Biblioteca Socialista estão disponíveis textos selecionados e até mesmo livros completos, alguns traduzidos para o português pela primeira vez.

Não perca tempo! Se você quer conhecer ou aprofundar seus conhecimentos com uma análise marxista única sobre um dos principais problemas políticos e teóricos da nossa época, inscreva-se na Universidade Marxista de férias do Partido da Causa Operária!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas