UFPE: um D.A. de Música pelo fora Bolsonaro e pela liberdade de Lula
fora bolsonaro e liberdade
UFPE: um D.A. de Música pelo fora Bolsonaro e pela liberdade de Lula
fora bolsonaro e liberdade

Hoje à tarde, os estudantes dos cursos de Bacharelado em Música e de Licenciatura em Música irão se reunir discutir a formação do Diretório Acadêmico (D.A.) de Música. A discussão será feita em duas reuniões – a primeira terá início às 13h, e a segunda, às 17h.

Os D.A.s são organizações formadas para que os estudantes de um determinado possam reivindicar seus direitos enquanto membros da comunidade acadêmica. Os D.A.s, portanto, são organizações políticas, uma vez que os direitos dos estudantes só podem ser atendidos por meio de uma luta contra a direita, inimiga da inteligência, da cultura e da educação em geral.

O governo Bolsonaro, imposto através de uma eleição fraudulenta, é um capacho do imperialismo, que armou um golpe de Estado contra a presidenta Dilma Rousseff em 2016 e colocou o maior líder popular do país, o ex-presidente Lula, na cadeia. Seu único objetivo é criar condições para que a burguesia possa saquear completamente o pais, destruindo todos os direitos democráticos do povo e liquidando todo o patrimônio nacional.

Os golpistas que colocaram Bolsonaro no poder já vêm, há tempos, ameaçando as universidades. Desde o governo Temer, a direita procura impor uma patrulha ideológica nas instituições de ensino e realiza cortes sucessivos. Mais recentemente, o Ministério da Educação anunciou o programa “Future-se”, que tem como objetivo privatizar as universidades.

A extrema-direita, da qual Bolsonaro faz parte, também vem procurando destruir a cultura do país. Os ataques à Lei Rouanet e à Ancine são apenas alguns casos em que Bolsonaro demonstrou seu interesse em sabotar a produção cultural.

Para impedir mais ataques da direita à população, é preciso dar um basta no governo Bolsonaro. É necessario organizar um grande movimento pelo “fora Bolsonaro”, que seja capaz de derrubar o governo capacho do imperialismo norte-americano. Além de derrubar Bolsonaro, é preciso exigir a liberdade imediata de Lula, preso político do regime golpista e que é um aliado fundamental dos trabalhadores e da juventude na luta contra a direita.

Por isso, o D.A. de Música não pode se abster de exigir a liberdade de Lula e a derrubada de Lula. A maior defesa dos interesses dos músicos e dos estudantes de música é a luta contra a direita, inimiga de todo o progresso da humanidade.