TV Mulheres recebe a primeira mulher a participar de uma comissão de fábrica no Brasil

Olga Irene 2

Olga Irene participa do programa no dia 4 de junho

Na luta pelos direitos dos trabalhadores algumas organizações são fundamentais para mobilizar e garantir conquistas. É o caso do sindicato, da central sindical e para a luta política o partido operário.

Um instrumento de organização e negociação direta entre patrão e empregado que fortaleceu muito os trabalhadores brasileiros são as comissões de fábricas, particularmente a experiência dos metalúrgicos do ABC paulista.

No TV Mulheres dessa semana, na segunda-feira 4 de junho, vamos entrevistar Olga Irene, que em 1991 se tornou a primeira mulher eleita para uma comissão de fábrica no país. Ela entrou na Volkswagen em São Bernardo do Campo no ano do golpe militar, em 1964, quando as trabalhadoras sequer podiam ir trabalhar de calças compridas, e eram comuns casos de demissão quando ficavam grávidas.

Olga Irene do Nascimento ficou na comissão até 1998 quando se aposentou e vai como convidada do TV Mulheres vai contar como era atuar no movimento sindical, em uma posição e em uma categoria majoritariamente masculina como a de metalúrgicos.

Até hoje ela é militante de esquerda e tem atuado na luta contra o golpe e pela liberdade de Lula, do qual é praticamente vizinha, como ela mesma diz.

Não perca essa conversa sobre um pouco da história do movimento operário brasileiro. TV Mulheres é transmitido ao vivo toda segunda-feira, às 19h, na Causa Operária TV.