TV Mulheres debate a imigração feminina no Brasil

Rocio 1

Nossa convidada é Rocio del Pilar Bravo Shuña, imigrante peruana, psicóloga e doutoranda no Instituto de Psicologia da USP; conselheira no Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres-SP; integrante Coletivo de Mulheres Yana Willqa e da Frente de Mulheres Imigrantes e Refugiadas de São Paulo.

Acompanhando os acontecimentos e temas mais relevantes na atualidade, o programa TV Mulheres vai discutir no próximo dia 28 a questão da imigração e refúgio de mulheres, particularmente no Brasil e na América Latina.

Em todo o mundo temos visto um intenso movimento migratório, particularmente foram divulgadas as milhares de pessoas fugindo da destruição causada pelo imperialismo em seus países como a Síria, por exemplo, e tentando encontrar refúgio principalmente na Europa.

Na América Latina não é diferente. A imigração também cresceu no último período, marcada pela crescente presença feminina. Nos últimos anos a imigração de mulheres já quase se iguala à masculina. Esse fato exige um olhar especial sobre as razões e consequências dessa movimentação.

É nesse sentido que o programa TV Mulheres do próximo dia 28 vai debater esse tema. A convidada para falar do assunto é Rocio del Pilar Bravo Shuña, uma imigrante peruana que no Brasil encontrou a possibilidade de estudar e se organizar politicamente, reivindicar e lutar por direitos e políticas públicas, para essa população. Rocio é conselheira no Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres -SP; integrante Coletivo de Mulheres Yana Willqa e da Frente de Mulheres Imigrantes e Refugiadas de São Paulo.

O programa TV Mulheres desde que estreou em outubro de 2017 já falou de violência contra as mulheres, o golpe de Estado, o problema de moradia, da população de rua, o encarceramento feminino e muitos outros temas.

Para assistir aos programas anteriores você pode acessar a playlist na Causa Operária TV, e acompanhar a transmissão ao vivo, na segunda-feira, às 19. Ao vivo você pode interagir no chat do YouTube e também enviar perguntas para nossa convidada.

Não perca no TV Mulheres da segunda-feira, dia 28, a conversa com a imigrante peruana Rocio del Pilar Bravo Shuña, A imigração no Brasil do ponto de vista das mulheres.