Trump paralisa governo federal norte-americano até que se cumpra o financiamento de muro que separa EUA de México

Santa-Call-Trump-AP

Da redação – O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (25) que o Governo Federal do país se manterá paralisado até que se cumpra o financiamento de seu projeto que pretende separar os EUA do México.

O governo está paralisado desde o sábado (22) e a demanda de Trump gerou um impasse na política norte-americana. O setor mais consciente do imperialismo norte-americano está em contradição com a política do setor mais tradicional.

Não por conta do caráter reacionário do governo. Muito pelo contrário, o muro na fronteira dos dois países começou a ser a construído muito antes da ascensão de Trump ao poder. O atual presidente quer apenas ampliar.

O impasse se dá por conta da situação financeira da burguesia norte-americana. Neste final de semana, os executivos dos 6 maiores bancos estadunidenses se reuniram com o secretário do Tesouro nacional por conta da situação crítica da economia do país.

O projeto de Trump é muito custoso no momento. Porém a extrema-direita leva adiante esta pauta por conta da crise política e social que vive o país por conta da caravana de dezenas de milhares de imigrantes latino-americanos que se dirigiram à fronteira dos EUA para fugir da miséria.

E assim se arrasta as contradições da burguesia norte-americana, que estão se acentuando e aumentando o impasse político e a instabilidade no país.