A copa é pão e circo?

capa-rco-futebol-circo

Entenda a cegueira da direita e esquerda que preconceituosamente consideram a Copa como pão e circo na Rádio Causa Operária (RCO) no trecho da Análise Política da Semana:

“Muita gente no Brasil entrou na questão da Copa com o preconceito de que ela seria pão e circo, sendo que ninguém sabe exatamente o que é isso. A expressão é de origem romana, do poeta Petrônio, um satírico que se referia aos ricos, que só queriam saber de se divertir, comer bem e ter uma vida folgada. Não se sabe por qual motivo a coisa se transformou em você tem que dar pão e circo para o povo, mas Petrônio inicialmente não se referia ao povo. A Copa não está cumprindo absolutamente esse papel, as pessoas entraram com a ideia pré-concebida.

A esquerda deveria ter entrado na Copa com o olho na politização dos acontecimentos. Quer dizer, há uma Copa, no país há direita e esquerda, quem tiver maior capacidade de mobilização dará um determinado conteúdo para ela, vai usar ou neutralizar determinadas coisas em função de sua política.

Falar que a Copa é pão e circo e que ninguém deve se interessar, é deixar o terro para a direita, que inclusive é contra o Brasil na Copa.”

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/contribua-com-a-causa-operaria-tv-fevereiro