Trecho da Análise Política da Semana, na COTV: “Não é porque é legal que é legítimo”

analisepol

Análise Política da Semana é o programa de orientação política mais importante da esquerda brasileira. Apresentado aos sábados, 11h30 da manhã, pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária, ele cobre os acontecimentos políticos da semana traçando a conjuntura política com precisão, dentro da perspectiva marxista.

O programa tem conquistado admiração da militância e dos movimentos operários e populares pela precisão como antecipou eventos marcantes, como o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, a prisão fraudulenta do ex-presidente Lula, o avanço dos militares no poder e o endurecimento da repressão, e a fraude eleitoral. Graças à leitura correta dos acontecimentos alinhada a uma orientação acertada na luta, o PCO tem ganho visibilidade e apoio crescente ao longo dos anos.

No trecho a seguir, Rui descreve o erro da esquerda em aceitar as últimas eleições (2018), escancaradamente fraudulentas, como se houvesse mérito em respeitar as leis e instituições (o que é “legal”), quando estas só funcionam para oprimir o povo (o que é “ilegítimo”). Vivemos um regime ilegítimo, pois explora a própria população ao invés de defendê-la. Todo regime cria leis (ou as interpreta). Não é por que a opressão tem respaldo legal das instituições golpistas que o povo deve aceitá-la.

Este comportamento, infelizmente, ainda é defendido por alguns dirigentes da esquerda “bem-pensante”, bem-comportada, que só ajuda a colocar freios na radicalização popular revolucionária. Ele deve ser denunciado amplamente.