Trabalhadores são expostos a vazamento de amônia em frigorífico sem manutenção

casa de máquinas de amônia - 21-11-2018

No bairro Bortolotto, cidade de Nova Veneza, município de Santa Catarina, em um frigorifico, registrou-se mais um acidente com vazamento de amônia.
O vazamento ocorreu no último domingo (18), o corpo de bombeiro de Forquilhinha foi chamado, mas não precisou atuar. Não houve encaminhamento de trabalhadores para hospitais desta vez.

O gás amônia é um produto químico que, mesmo quando ocorre um vazamento de proporções menores, sempre causa dano aos trabalhadores que estão próximos e dependendo das circunstancias e quantidade, é necessário interditar quarteirões inteiros e afastar, tanto os trabalhadores quanto a vizinhança para locais distantes do incidente, em virtude do cheiro e dos efeitos que podem causar quando inalados, ou seja, queimaduras, cegueira, afetando, inclusive órgãos internos do ser humano, pode ainda, causar morte, como ocorreu recentemente em um frigorifico no dia 06 de novembro.

Os inúmeros acidentes que ocorrem nos frigoríficos, diariamente, são resultados da total negligência dos patrões quanto às condições de trabalho, manutenção, proteção e segurança.

Para os patrões, os funcionários são somente algumas peças que poderão ser jogadas fora quando bem entenderem, pois a única preocupação é da obtenção do lucro a qualquer custo.