Campanha reacionária
Imprensa capitalista se escandaliza e diz que torcida desrespeitou protocolo de segurança sanitária, fazendo coro a campanha para culpar a população pelo contágio
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
rib6742
Homenagem a Che Guevara em bandeira.Abaixo a perseguição as organizadas, massas do povo trabalhador! | Foto: Reprodução

Na noite desta quarta (30), ocorreu grande partida pela decisão das semifinais da Copa do Brasil entre São Paulo e Grêmio. Após o resultado de 0x0, o time gaúcho – que venceu a 1ª partida por 1×0 em Porto Alegre, com bonito gol de voleio de Diego Souza – ficou com a classificação. No entanto, um fato além das quatro linhas chamou bastante a atenção: a imprensa burguesa acusou torcedores do São Paulo que foram às ruas apoiar seu time, de desrespeitarem os protocolos de segurança da pandemia de coronavírus e propor punição ao clube paulista.

Jornalista diz que torcida desrespeitou protocolo de segurança sanitária e sugere subliminarmente punição ao clube

O Globo Esporte, em sua matéria assinada por Leonardo Lourenço diz que torcedores se aglomeraram em frente ao estádio antes do confronto, para receber a delegação e comissão técnica de jogadores do São Paulo. Ele lembrou que ação semelhante foi realizada nas quartas de final, no enfrentamento com o time do Flamengo. Quase como uma sugestão às autoridades sanitárias, Lourenço ”lembra” que naquele episódio o tricolor foi multado pelo Centro de Vigilância Sanitária por R$276 mil reais.

Finalmente, não satisfeito em fazer o papel de propagandista da repressão, o jornalista termina a reportagem dizendo que a Policia Militar acompanhou a movimentação dos torcedores de maneira ”pacífica”, sem confusões. O que todos sabem ser algo impossível tratando-se da máquina de extermínio da população que é a corporação, treinada para perseguir pobres e a classe trabalhadora de conjunto, da qual as torcidas que foram apoiar seu time fazem parte.

Perseguição contra as torcidas organizadas se mistura a uma campanha contra o povo em geral

Não é de hoje a perseguição contra as torcidas organizadas, que são meios de aglutinação dos torcedores para que possam seguir seu clube do coração incondicionalmente, apoiando em partidas de todos os cantos do Brasil, protestando por ingressos mais baratos, e até mesmo interferindo politicamente com contratação de jogadores, técnicos, etc.

Nesse sentido a burguesia teme as organizações democráticas das massas trabalhadoras, esse é o fundamento da feroz campanha da imprensa capitalista contra as torcidas organizadas. Além disso, são uma gigantesca massa de trabalhadores, indispensáveis para um inevitável levante popular.

Esse é o significado da campanha, assim como a burguesia vê no sindicato uma ameaça a sua dominação, vê também nas torcidas organizadas um enorme potencial de mobilização e luta, por isso luta desesperadamente para dissolvê-las, torná-las ilegais. Daí a campanha racista e reacionária da burguesia em vincular as organizadas ao crime, a violência etc., tudo para justificar a perseguição política das organizações de trabalhadores que impulsionem pelos seus interesses.

Covid-19 é pretexto para repressão às torcidas e ao povo em geral

O genocídio do coronavírus impulsionado pelos regimes golpistas fez muitos setores da esquerda caírem de cabeça na campanha desprezível direitista de colocar a culpa nas massas exploradas e oprimidas pelo regime de exploração, decadente, capitalista, hoje na sua fase imperialista.

A classe média esquerdista, ou mais precisamente, a esquerda pequeno-burguesa, costumar adotar essa ideologia reacionária. Assim, quando Bolsonaro foi eleito diante de uma das maiores fraudes eleitorais da história do País: a culpa foi do povo. Embora o povo quisesse mesmo era votar no Lula. Pedir o fora Bolsonaro? De jeito nenhum, o povo quer ele lá, embora em todos os lugares onde juntasse o povo, ele gritasse fora Bolsonaro. Mas a esquerda pequeno-burguesa espera sempre uma boa justificativa para não agir, melhor ainda se essa justificativa seja colocar a culpa no povo.

Agora, com o advento da pandemia do coronavírus assistimos estarrecidos a mais um capítulo da máxima “a culpa é do povo”. Vimos pequeno-burgueses – de esquerda e de direita unidos – seguindo as determinações da burguesia e fazendo a campanha do “fique em casa”. Levaram tão a sério isso que simplesmente abandonaram tudo, correram para casa, fecharam os sindicatos e os partidos de esquerda, disseram que não dá para fazer mobilização, que só nos resta fazer buzinaço e panelaço das sacadas das janelas.

Burguesia golpista uniu o útil ao agradável: perseguir as torcidas e culpar o povo pelo contágio

A torcida do São Paulo foi fazer festa apoiar seu time do coração e a imprensa se escandalizou. Devemos analisar que essa campanha é uma preparação para colocar a culpa no povo e reprimir ainda mais o povo e as torcidas. Não se trata de nenhum risco sanitário, até porque se fosse isso os jogos nem aconteceriam, o futebol estaria parado, porque uma partida de futebol envolve centenas de pessoas, testadas ou não, são grandes aglomerações que colocam em riscos os atletas.

Finalmente, a burguesia golpista uniu o útil ao agradável, juntando a fome com a vontade de comer, isto é, usaram os acontecimentos para tentar enfraquecer as torcidas organizadas e já ir preparando a campanha de transferir a culpa de infectados pela pandemia para a população.

Se o jornalista em questão faz isto conscientemente ou não, não é importante, e sim o fato concreto que é a existência das campanhas direitistas em si, levadas adiante pelos donos do regime, incluindo aí seus patrões.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas