TJPE mantém aumento da tarifa do metrô de Recife: revogar o aumento nas ruas!

imagem

Em consonância com os golpistas, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) não teve dúvidas em manter o aumento exorbitante de 87,5% da passagem do metrô da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Recife e na Região Metropolitana. A ação popular contra o aumento havia sido impetrada no começo desta semana. Nela, alegou-se que o aumento é abusivo e não observa a parte mais vulnerável, o trabalhador, que não tem como arcar com o desembolso de quase o dobro do valor da tarifa que vinha sendo cobrada diariamente. Foi lembrado também na ação popular que Belo Horizonte, cidade onde a CBTU também opera seus trens, teve seu aumento de passagem derrubado após o mesmo procedimento judicial.

Contudo, na última quarta-feira, sem nenhum pudor, o juiz da 9ª Vara Cível da Capital, Carlos Gean Alves dos Santos, despachou o processo em favor da manutenção das passagens, desconsiderando tudo que foi alegado. Este juiz, além de não respeitar os anseios da população, relatou que “impedimento judicial ao reajuste de tarifa provocaria a não arrecadação de quantia que, julgada improcedente a ação, não poderá ser cobrada da parte requerente, tampouco dos consumidores que pagaram a menor”.

Servindo para escancarar este absurdo que o Judiciário comete contra os usuários de metrô, vale ressaltar que a revogação do aumento das passagens virá apenas com a exigência disso nas ruas. A população deverá continuar os atos contra o aumento das passagens de forma que realmente pressione os golpistas que, de forma abusiva, continuam a ofensiva contra os trabalhadores por meio de medidas como estas.

É necessário sair às ruas contra o golpe e seus abusos. Formar comitês de luta contra o golpe! Fora todos os golpistas! Liberdade para Lula! Abaixo o golpe de Estado!