Siga o DCO nas redes sociais

Tentativa de transferência mostra: Lula é central na situação política
lula
Tentativa de transferência mostra: Lula é central na situação política
lula

Quarta-feira (7) a juíza Carolina Lebbos autorizou a transferência do ex-presidente Lula para São Paulo. Durante a tarde do mesmo dia, o juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, de São Paulo, decidiu que Lula fosse transferido para o presídio de Tremembé, no interior do estado. Criou-se a expectativa então de que Lula fosse transferido para um presídio comum, mais uma agressão contra o ex-presidente, preso político há quase 500 dias, condenado sem provas. A defesa de Lula e o PT protestaram por meio de notas. Atos espontâneos chegaram a ser convocados em diversas cidades. O desfecho, no entanto, foi o STF impedindo a transferência, por 10 votos a 1.

Aparentemente, a extrema-direita dentro do regime procurou atacar Lula mais uma vez. A direita mais tradicional, no entanto, prevendo que o deslocamento de Lula para São Paulo poderia ser um novo fator de crise ainda maior para o turbulento governo da direita golpista, bloqueou a manobra. Seja qual for o embate que se deu entre as diversas alas da direita dentro do regime, os desdobramentos desse fato demonstraram mais uma vez que Lula continua sendo central na situação política nacional.

Isso acontece porque Lula continua sendo o representante de amplos setores dos trabalhadores, reconhecido por esses setores como tal. Nas eleições de 2018, Lula teria grandes chances de vencer, mesmo estando dentro da cadeia e enfrentando um processo eleitoral que foi fraudulento a favor da direita em muitos sentidos. Fora das eleições, na política em geral, Lula é um elemento de polarização na sociedade e alimenta a crise política do regime que a direita golpista está procurando, sobre novas bases, criar.

Por isso as instituições desse regime estão organizadas para manter Lula preso. Caso o ex-presidente fosse solto isso poderia representar um golpe muito duro contra a direita, estimulando mais a mobilização popular em oposição a Bolsonaro e suas medida contra o povo. Exatamente por isso, a reivindicação de liberdade para Lula também deve ser central na luta contra esse governo. Em cada protesto contra o governo, além de Fora Bolsonaro!, é preciso exigir também: Liberdade para Lula!