Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Em breve, José Alberto de Paula Torres Lima e Ana Lúcia Poças Zambelli assumirão o volante da Petrobrás. O que significa representantes da Shell e outras principais concorrentes comandando a estatal brasileira. A partir do dia 26 de abril, na Assembleia Geral da Petrobrás, quando o golpista Michel Temer confirmará esses nomes para o Conselho de Administração, mais importante instância de governo, da Petrobrás.

Essa representação é óbvia conhecendo as indicações.

José Alberto de Paula Torres Lima:

“Foi membro do Conselho da Houston Grand Opera e da ACC American Chemistry Council. Com uma carreira de 27 anos na Shell, exerceu cargos no Brasil e no exterior. Atuou como Vice-Presidente de NBD e Ventures da Shell Chemicals de 2012 até maio de 2016, Vice-Presidente de GNL, Monetização de Gás e Energia Eólica da Shell Upstream Americas – Houston de 2009 a 2012, Presidente da Shell US Gas & Power de 2002 a 2006, Líder de Projetos de M&A na Shell International Gas – Londres de 2001 e 2002, e Gerente de Finanças e Planejamento Corporativo de 1989 a 1996, quando entrou na Shell Brasil. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Prumo Logística. Literalmente, seu currículo.

Prumo Logística, assim como a Shell, também é uma multinacional e do mesmo ramo. A empresa é controlada pelas acionistas EIG (Global Energy Partners), com 91,7% das ações e pela Mubadala; juntas tem sedes em Hong Kong, Houston, Londres, Seul, Sydney, Rio de Janeiro, Washington e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

E o currículo de Ana Lúcia Poças Zambelli:

“Foi Vice Presidente senior comercial da Maersk Drilling, companhia cujo ‘objetivo geral é se tornar um contribuinte significativo e estável para o lucro do Maersk Group, desenvolvendo e expandindo nossos negócios nos segmentos de ultra-águas ultra-profundas e ultra-severas’; – foi Presidente na América do Sul da Transocean, que define como sua missão ‘ser a principal empresa de perfuração offshore fornecendo serviços de construção de poços baseados em plataformas em todo o mundo … com um foco particular em ambientes tecnicamente exigentes’; e – foi Presidente no Brasil da Schumberger, empresa que se identifica como “fornecedora líder mundial de tecnologia para caracterização, perfuração, produção e processamento de reservatórios para a indústria de petróleo e gás. Fornece a mais abrangente linha de produtos e serviços do setor, desde a exploração até a produção e soluções integradas de poços e tubulações”.

Da mesma forma que José Torres Lima, Ana Zambelli representa as principais concorrentes da Petrobrás. E justamente eles vão assumir a direção da empresa brasileira já no próximo mês. Obviamente defendendo não a soberania nacional, mas os interesses dessas das petrolíferas do imperialismo.

Junta-se a esse fato, os leilões de petróleo que o golpe está fornecendo, muitas vezes, para essas mesmas concorrentes a preço risível, como 4 centavos de real por cada litro de petróleo.

O golpe é isso! Entregar a Petrobrás, o que restou das nossas empresas de fornecimento de água e energia elétrica, privatizar todo o ensino superior e tudo o que o desejo e a criatividade dos imperialistas mandar.

Por isso, a luta contra o golpe continua na ordem do dia. Os golpistas deram o primeiro grande passo com o impeachment contra Dilma Rousseff. E para sustentação e afirmação desse mesmo golpe tentam a todo custo tirar Lula das eleições, prendê-lo e até matá-lo, como fizeram com Marielle Franco, debaixo do nariz na intervenção militar – outro ponto de sustentação do golpe.

É preciso integrar e formar os comitês contra o golpe, convocar e participar das manifestações que o englobem. Além disso, com o avanço do fascismo atuar nas manifestações com comitês de autodefesa, para colocar as milícias fascistas, que são uma minoria, para correr.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas