Taça Libertadores – Empurrado pela torcida, Flamengo vence e assegura classificação

FLA X EME

Em seu penúltimo compromisso pela fase classificatória, o Flamengo derrotou os equatorianos do Emelec e conquistou uma das duas vagas do grupo D da competição continental, numa partida onde a numerosa e vibrante torcida rubro-negra parecia estar em campo jogando com os onze do time.

A torcida compareceu em peso ao Maracanã e fez uma grande festa para receber o time. Em campo, o time soube retribuir a confiança da massa flamenguista, praticando um futebol que se não foi brilhante e de encher os olhos, não faltou determinação e garra à equipe para durante toda a partida, buscar o resultado e garantir a classificação.

Desde os primeiros momentos, o time pressionou e foi para cima do adversário, criando oportunidades e deixando em pânico a defesa equatoriana, tamanha a determinação do time em atacar. Mas os gols só vieram na segunda etapa, pois o Emelec marcava bem e durante algum tempo soube neutralizar as investidas do ataque rubro-negro. Em alguns momentos, inclusive, o time equatoriano arriscou subidas ao ataque, levando perigo ao gol do time carioca.

Na segunda etapa, porém, o Flamengo voltou ainda mais decidido e logo aos dois minutos inaugurou o placar, depois de um bombardeio na área adversária, indo a bola cair nos pés de Everton Ribeiro, que encheu o pé e balançou as redes do Emelec.  Daí para frente se sucederam várias oportunidades de gol criadas pelo ataque flamenguista para liquidar a partida, mas nenhuma foi devidamente aproveitada pelos finalizadores. A tensão somente foi aliviada já nos acréscimos, quando o mesmo Everton Ribeiro cobrou de forma espetacular e indefensável uma falta na entrada da área, colocando a bola no canto superior direito do goleiro equatoriano. Explosão total dos mais de 40 mil torcedores que estiveram presentes ao estádio. Foi também o reencontro da “nação” com o time na competição, depois da punição imposta pela Conmebol ao rubro-negro.

O Flamengo, com o resultado, alcançou os nove pontos, estando posicionado na segunda colocação. O River Plate lidera o grupo, com onze pontos. O time argentino é o próximo adversário do Flamengo, na partida que fecha a participação das duas equipes na fase de grupos. O confronto será realizado na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, no dia 23 próximo e decide quem ficará em primeiro lugar no grupo. Os dois times já estão classificados.

Nos pênaltis, Chapecoense elimina Atlético Mineiro e avança na Copa do Brasil

Depois de ser eliminado na Copa Sul-Americana na semana passada pelos argentinos do San Lorenzo, o Atlético Mineiro se despediu de mais uma importante competição. O time da capital mineira empatou, sem abertura de placar, na segunda partida contra a Chapecoense, repetindo o mesmo marcador da primeira partida, realizada em Belo Horizonte.

A partida foi bastante movimentada, mas as oportunidades não foram aproveitadas pelos dois lados. O placar em 0 x 0 levou a decisão para os pênaltis e o time mineiro desperdiçou duas cobranças. A Chape converteu quatro das cinco cobranças e assegurou a classificação, definindo o placar em 4 x 3. O adversário do time catarinense será conhecido através de sorteio, depois da definição dos outros confrontos.