Sucateamento da Educação em Gravataí/RS: golpistas demolem escola uma semana antes do início das aulas

gov rs

A demolição de um anexo da Escola Estadual Carlos Bina, no Loteamento Xará, em Gravataí/RS, mobilizou moradores e pais de alunos do município da região metropolitana de Porto Alegre. Construído para ser uma estrutura provisória em 2002, estava localizado a quase oito quilômetros da sede oficial do educandário que fica no Parque dos Anjos. Para as famíliasatendidas pela escola, foi recomendado que os estudantes, do 1º ao 5º ano, fossem remanejados para a Escola São Paulo, no distrito de Morungava, que fica mais próximo do loteamento.

Apesar da 28ª Coordenadoria Regional da Educação afirmar que a demolição ocorreu por questões de segurança estrutural, aventa-se a relação com o Loteamento Breno Jardim Garcia, para onde devem mudar mais de 2,2 mil famílias e que deverá ter toda infraestrutura de Educação, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

No entanto, é necessário destacar que a escola que atenderia em 2019 64 alunos do 1º ao 5º ano, foi construída para atender famílias da zona rural, onde muitas vezes o deslocamento é de grande dificuldade para famílias de baixa renda. A determinação de demolir a única escola da região para atendimento das famílias de trabalhadores rurais evidencia os ataques que os governos golpistas se realizam em todo o País contra o ensino público em geral e contra as escolas rurais