Um feito do Estado Operário
A União Soviética, um Estado operário, pela primeira vez na história, manda um homem ao espaço a bordo da Vostok 1.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
800px-Yuri_Gagarin_(1961)_-_Restoration
IIuri Alekseievitch Gagarin. |

Há 59 anos, a União Soviética pela primeira vez na história da humanidade enviava um homem ao espaço. Em 12 de Abril de 1961, Iuri Alekseievitch Gagarin, aos 27 anos de idade, se tornava o primeiro homem a desbravar o universo fora do planeta Terra. Antes de embarcar na histórica nave Vostok 1, declarou:

Iuri Gagarin era filho de “camponeses”, nasceu em 9 de março de 1934 numa kolkhoz (fazenda coletiva) em Kluchino, distrito de Gjatski, região oeste de Moscou. Em 1968, Kluchino foi rebatizada como Gagárin em sua homenagem.

Era o mais novo dos quatro filhos que seus pais tiveram. Sua família sofreu, assim como milhões de pessoas, com a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Seus dois irmãos mais velhos foram deportados para Alemanha Nazista em 1943, empregados como OST-Arbeiter’s (escravos) só voltaram após a guerra terminar.

Desde jovem se interessou pelo espaço, estudou em Liubertsi, cidade-satélite de Moscou, seu professor de matemática e ciência que serviu na Força Aérea Soviética durante a Segunda Guerra Munidal. Se tornou profissional da metalurgia e selecionado para o ensino secundário técnico em Saratov, capital da província de mesmo nome. Neste momento, filia-se no aeroclube como passatempo.

Em 1955, ingressa na Escola de Pilotos de Orenburg. Se torna piloto do caça MiG-15, em 1957, mesmo ano que se casa com Valentina Ivanovna Goryacheva. Enviado à base aérea de Loustari, em Oblast de Murmansk, próximo a fronteira com Noruega, se torna, em 1959, Tenente Senior.

Em 1960, foi um dos 20 pilotos selecionados no Programa Espacial Soviético após rigorosos teste físicos e psicológicos. Sua altura (1,57 m) foi importante fator, visto que a espaçonave Vostok tinha um módulo para equipamentos (instrumentos, antenas, tanques e combustível para o retrofoguetes) e uma capsula com mínimo espaço para o cosmonauta.

Orbitou numa altura de 315 km, sua viagem no espaço durou 108 minutos, uma volta completa na velocidade de 28.000 km/h. Após a incrível experiência relatou:

A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível!

Foi promovido a Major ainda no espaço. Por tal feito, recebeu medalha Ordem de Lenin.

Depois de seu desligamento do programa espacial em 1967, volta ao treino como piloto de caça. Em 27 de março de 1968, morre em queda de sua nave durante voo treino com o instrutor Vladimir Seryogin. Iuri Gagarin foi enterrado na muralha do Kremlin.

As investigações da KGB indicaram que o controlador de tráfego aérea transmitiu informações desatualizadas sobre o tempo, as condições inadequadas de voo. Outras versões surgiram no futuro, o que torna o acidente muito mal explicado.

Iuri Gagarin teve seu nome lançado para sempre na história da humanidade junto a União Soviética. Se tornou uma propaganda eterna dos empreendimentos do primeiro estado operário, ganhou muitos prêmios e homenagens mesmo depois de morto, seu nome pode ser encontrado hoje em livros e filme.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas