Aqui não se fala mal do futebol brasileiro

O Blog Zona do Agrião é o único espaço na internet dedicado a analisar o esporte mais popular do mundo, o futebol, sob um ponto de vista marxista. O portal surgiu a partir do programa de mesmo nome, na Causa Operária TV, e é editado em parceria com o Diário Causa Operária e a COTV. O Zona do Agrião é um defensor implacável do futebol brasileiro contra o imperialismo, sem medo de entrar em bola dividida com a imprensa golpista, nem com a esquerda pequeno-burguesa que segue acriticamente as posições da ideologia dominante.

Equipe

Henrique Áreas, Juliano Lopes, Edson Dorta, Matheus Vetter, Luca Hermes

Expediente

De segunda a domingo, das 9h às 18h

O Blog Juventude Revolucionária é uma iniciativa da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), a juventude do Partido da Causa Operária (PCO), em parceria com o Diário Causa Operária e a Causa Operária TV. Sua missão é construir uma imprensa independente para a juventude a fim de denunciar a situação dos jovens, a opressão que eles sofrem do Estado e reivindicar os seus direitos e suas necessidades históricas, como acesso à educação pública e gratuita até o nível superior, o fim do vestibular, emprego para os jovens, legalização das drogas etc. O Juventude Revolucionária é um portal democrático e está aberto à colaboração de todos que queiram se juntar ao nosso trabalho de agitação e propaganda.

Expediente

Editora-geral: Marília Garcia

Editores: João Caproni Pimenta, Uriel Schramm, Arthur Souza, Victor Mafra, Thiago Assad, Vinícius Rodrigues, Luan Monteiro, Maya Bastos

De segunda a domingo, das 9h às 18h

O Blog Tição é parte da imprensa do Coletivo João Cândido, a organização de negros do Partido da Causa Operária (PCO), em parceria com o Diário Causa Operária e a Causa Operária TV. Seu objetivo é construir uma imprensa verdadeiramente independente para o povo negro, que seja capaz de denunciar as arbitrariedades do Estado e da política neoliberal, bem como polemizar com as posições identitárias e pequeno-burguesas no interior do movimento negro. O Tição é um portal democrático e é sustentado por meio da colaboração de todos que queiram se unir à luta do povo negro.

Expediente

Editor-geral: Juliano Lopes

Editores: Izadora Dias, Eric Meneses, Victor Assis, Caio Túlio, Tiago Pires, Márcio Roberto, Carla Silva

Programas ao vivo semanais

Artigos de segunda a domingo

O Portal Mulheres é um blog editado pelo Coletivo Rosa Luxemburgo, a organização de mulheres do Partido da Causa Operária (PCO), em parceria com o Diário Causa Operária e a Causa Operária TV. O portal é parte de um esforço para levar adiante a luta da mulher operária contra o regime capitalista, denunciando o avanço da extrema-direita fascista e a política reacionária da burguesia para as mulheres. Sua missão é servir como um instrumento para a mobilização em torno das reivindicações históricas da mulher, como a legalização do aborto, a construção de creches. Todos que quiserem colaborar com o trabalho revolucionário de agitação e propaganda do Portal Mulheres estão convidados a se juntar a essa iniciativa.

Equipe

Larissa Leonetti, Nina Tenório, Marina Dias, Danielly Crespi, Natália Pimenta, Ana Schramm, Sílvia Lux, Patrícia Paiva, Renata Rolim

Expediente

De segunda a domingo, das 9h às 18h

Notícias e análises sobre o movimento sindical e a luta no chão de fábrica, pela revolução proletária. Blog da Corrente Sindical Nacional Causa Operária.

Neste portal publicamos denúncias de exploração e ataque aos trabalhadores das mais diversas categorias desferidos pelos patrões. Temos seções exclusivas destinadas aos operários dos frigoríficos, transportes, indústrias, aos trabalhadores bancários, petroleiros, educadores e dos Correios.

Além disso, o blog Comando de Greve publica artigos sobre o movimento sindical em geral, polêmicas com a política traidora das direções pelegas, conteúdo programático sobre as reivindicações históricas dos trabalhadores e materiais da Corrente Sindical Causa Operária.

Contamos ainda com o canal Comando de Greve no Youtube, que publica diversos vídeos semanais como vlogs e programas dedicados especialmente ao movimento operário.

Expediente

Editor-geral: Antonio Carlos Silva

Editores: Lilian Miranda, Ricardo Machado, Edson Dorta, Júlio Marcelino, Matheus Vetter

Artigos três vezes por semana e notícias diárias

Minta você mesmo, um blog dedicado a desmascarar o monopólio da imprensa capitalista nacional e internacional.

Aqui não temos rabo preso com nenhum governo, nenhum burguês. Trabalhamos para denunciar as mais diversas facetas da propaganda dos jornais golpistas.

A imprensa e os meios de comunicação em geral sempre foram uma arma fundamental de dominação da burguesia sobre o proletariado. No regime capitalista, mesmo no mais democrático, ela tem sido sistematicamente monopolizada pela meia dúzia de famílias que controla a economia mundial e seus associados.

Ao contrário de sua propaganda, a imprensa capitalista é o principal meio de produção e difusão de notícias falsas, as famosas “fake news”. É uma gigantesca indústria de mentiras, cujo objetivo principal é enganar os trabalhadores para garantir a sua opressão.

Já dizia o militante italiano Antonio Gramsci: Boicotem! Boicotem! Boicotem!

“Eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz”, cantava também Raul Seixas.

Após conhecer nosso blog, você nunca mais vai acreditar na Rede Globo!

Expediente

Editor-geral: Eduardo Vasco

Editores: Valdo Santos, Jonas Carreira e Paulo Amaro Ferreira.

Artigos três vezes por semana, comentários e vídeos

A melhor análise sobre política externa, geopolítica e relações internacionais. E o melhor: uma análise anti-imperialista e internacionalista.

Internacionalismo é autoridade em língua portuguesa no quesito política internacional. A imprensa capitalista nacional e internacional, bem como a imprensa progressista, pecam de uma maneira grotesca quando se trata de analisar os acontecimentos mundiais contemporâneos. Isso porque uns – diretamente – e outros – indiretamente – mantêm os antigos vícios de reproduzir o pensamento das classes dominantes e não conseguem ultrapassar esses limites.

Para compreender o mundo corretamente é preciso partir de uma análise materialista e científica, levando em consideração a história das sociedades e da luta de classes internacional.

Nos últimos 100 anos não é possível fazer uma análise minimamente real da situação mundial ignorando um dos principais fenômenos da sociedade capitalista: o imperialismo.

Partindo do princípio de que, sendo o regime político de nossa época, o imperialismo está por trás de todos os acontecimentos políticos e econômicos mundiais, Internacionalismo analisa a realidade contemporânea e destaca-se do restante da imprensa especializada, propondo também caminhos e soluções para esses problemas. Isso passa, inevitavelmente, pela revolução proletária mundial.

Expediente

Editor-geral: Eduardo Vasco

Editores: Adriana Machado (Nova Iorque, EUA), Thiago Assad e César Chaigneau.

Correspondentes: Márcia Choueri (Havana, Cuba), Mônica de Souza (Concepción, Chile), Fábio Picchi (Helsinque, Finlândia), Tiago Carneiro (Luxemburgo), Cláudio Martini (Barcelona, Espanha), Plínio Prado (Paris, França), Carla Silva (Birmingham, Reino Unido), Yussef (Guiné-Bissau), Fábio Sakamoto (Tóquio, Japão).

Artigos de análise de conjuntura três vezes na semana, notícias diárias, reportagens in-loco semanais e vídeos ao longo da semana

Um grupo de jovens militantes do PCO decidiu transformar em podcast as discussões que tinham sobre a cultura de massas: piadas e memes das redes sociais, jogos de vídeo games, quadrinhos, desenhos animados, programas de TV. Nada disso passa sem as apreciações ácidas dos apresentadores do Pró Cultura.

Além dos podcasts semanas aqui você encontra artigos regulares com discussões sobre os mais variados temas.

Expedientes

Editor-geral: Cacá

Editores: Arthur Cesconetto, Daoud Zaparoli, Maya Bastos, Victor Mafra

O podcast Música de Classe foi um projeto surgido entre os integrantes da banda Revolução Permanente durante a pandemia. Discussões polêmicas e descontraídas sobre artistas, discos, bandas e movimentos de música popular.

Aqui você encontra os podcasts semanais e artigos sobre temas diversos da música popular brasileira e internacional.

Expediente

Editor-geral: Cacá

Editores: Henrique Áreas, Juliano Lopes, Francisco Muniz, Carlos Nishimiya

O Blog Uzwela é um dos portais na internet editados pelo Grupo por uma Arte Revolucionária Independente (GARI), junto com o Diário Causa Operária e a Causa Operária TV. Seu nome vem do vocábulo africano de mesmo “uzwela”, cuja tradução para o português é “conversa”. O Uzwela — conversa sobre cultura foi um dos primeiros programas da Causa Operária TV e traz, semanalmente, um convidado para discutir os mais diversos aspectos da arte sob o ponto de vista da luta de classes. Agora, o que era apenas um programa de TV, tornou-se também um blog para que os interessados em cultura tenham um espaço para ler artigos em profundidade sobre variados temas.

Equipe

Henrique Áreas, Cacá, Antônio Vicente Pietroforte, Ana Schramm, André Antunes

Expediente

De segunda a domingo, das 9h às 18h

Tudo sobre a Sétima Arte. História, análise, curiosidades, biografias, polêmicas do cinema. Uma homenagem ao revolucionário do cinema surrealista, Luis Buñel.

Expediente

Edição geral: Isaias Filho

Edição: Daoud Zaparoli, Caetano Sigiliano, Paulo Henrique

Programa ao vivo todas as sextas-feiras às 19 horas

Artigos três vezes por semana

Conteúdo exclusivo sobre a história do movimento revolucionário e as diferentes etapas da luta de classes. Uma análise verdadeiramente marxista.

O blog História Marxista foi criado a partir da necessidade de se explicar em profundidade a verdadeira história das revoluções, dos processos sociais e dos acontecimentos que ainda hoje influenciam a vida política, principalmente da esquerda.

Nos últimos tempos, temos visto a esquerda pequeno-burguesa revisar totalmente capítulos inteiros da história da luta dos trabalhadores, o que é um desserviço para a classe operária e um excelente serviço para a burguesia e o imperialismo.

A história dos trabalhadores não precisa apenas ser registrada, mas também destacada e estudada. É preciso extirpar o revisionismo histórico, tanto o burguês e direitista como o stalinista.

Expediente

Editor-geral: Vinícius Rodrigues

Editores: Afonso Teixeira Filho e Caio Túlio Sousa

Artigos semanais, newsletter semanal e vídeos

Rádio Peão: é assim que a peãozada apelidou as notícias que são passadas de boca em boca no chão de fábrica e por isso se tornou alvo de ataques dos patrões, que morrem de medo do trabalhador bem informado.

Nesse programa diário da Rádio Causa Operária, você acompanha as primeiras notícias da manhã, as denúncias dos setores de trabalho e tudo o que interessa para o trabalhador que está começando – ou terminando – sua jornada de trabalho.

Rui Costa Pimenta nasceu em 1957 em São Paulo. É neto de João Jorge da Costa Pimenta, fundador do Partido Comunista, em 1922, e um dos introdutores do trotskismo no Brasil.

Quando adolescente, viveu durante um ano na Inglaterra, onde teve seu primeiro contato com a literatura comunista. De volta ao Brasil, iniciou sua militância no movimento estudantil quando cursava Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Foi estudante da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde militou na Liberdade e Luta (Libelu), principal agrupamento estudantil trotskista.

Em 1979, participou do XXXI Congresso de Refundação da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi também um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no ano seguinte, já militando na Causa Operária – surgida de uma ruptura da Organização Socialista Internacional (OSI) -, que tornou-se a mais combativa corrente interna do PT.

Desde seu início, em 1979, trabalhou na redação do Jornal Causa Operária. Em 1991, após uma forte campanha contrarrevolucionária por parte do setor majoritário do PT, Causa Operária foi expulsa do partido e, em 1995, constituiu-se como partido político, presidido por Rui Costa Pimenta.

Rui candidatou-se à presidência da República em quatro ocasiões: 2002, 2006, 2010 e 2014, sempre difundindo o programa revolucionário para os trabalhadores e fim de organizá-los na luta contra a burguesia. Autor de diversos livros, publicou “Está em marcha um golpe de Estado no Brasil?” em meio à investida golpista do imperialismo, que derrubou a presidenta eleita Dilma Rousseff em 2016.

Rui Costa Pimenta também é professor, tradutor e palestrante, sendo o mais notório analista político do País na atualidade e dirigente revolucionário trotskista, responsável pelo Jornal Causa Operária e pelo Diário Causa Operária.

Expediente

Editor-geral: Rui Costa Pimenta

Artigos e comentários toda semana

Militante do Partido da Causa Operária (PCO) desde as suas origens. Membro do Comitê Central do Partido, secretário Sindical e coordenador da Corrente Nacional Sindical Causa Operária.

Professor do Ensino Público do Estado de São Paulo, atua na oposição da Apeoesp.

Foi candidato a diversos cargos pelo PCO em eleições regionais e nacionais, levando a propaganda revolucionária às grandes massas.

Participa do conselho editorial do Jornal Causa Operária, do qual é colunista.

Apresenta os programas Resumo do Dia e Resumo da Semana, na Causa Operária TV. Também é âncora do programa Comando de Greve.

Expediente

Editor-responsável: Antônio Carlos Silva

Artigos e comentários ao longo da semana.

Henrique Áreas é militante do Partido da Causa Operária (PCO) desde 2007, secretário nacional de Agitação e Propaganda e membro do Comitê Central do Partido. Formado em Ciências Sociais pela Unicamp em, é trabalhador dos Correios e foi diretor da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios), tendo sido demitido por motivos políticos. Membro do coletivo cultural do PCO, o GARI (Grupos por uma Arte Revolucionária e Independente), e vocalista da banda Revolução Permanente, Henrique Áreas apresenta os programas Uzwela — conversa sobre cultura e Zona do Agrião, da Causa Operária TV, e o podcast Música de Classe, da Rádio Causa Operária.

Henrique Áreas foi candidato a prefeito de São Paulo pelo PCO em 2016, durante a campanha nacional do Partido contra o golpe de Estado.

Expediente

De segunda a domingo, das 9h às 18h

Membro da direção nacional do PCO e coordenador do Coletivo de Negros João Cândido.

Juliano Lopes é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, advogado e dirigente da Secretaria Nacional Jurídica do Partido da Causa Operária. Integrantes do Comitê Central do PCO, atuou durante anos como redator do Diário Causa Operária e é colunista do Jornal Causa Operária.

Coordenador do Coletivo de Negros João Cândido, o qual é responsável por elaborar e aplicar uma política democrática e revolucionária para o movimento negro, na organização da emancipação dos negros, que só pode ser completa com a revolução socialista e a abolição da propriedade privada e o fim da repressão estatal.

Também é apresentador da Causa Operária TV, onde participa dos programas Tição e Na Zona do Agrião. Flamenguista, como todo bom brasileiro é apaixonado por futebol.

Expediente

Editor-geral: Juliano Lopes

Artigos e comentários ao longo da semana

Membro do Comitê Central do Partido da Causa Operária (PCO), secretária de Organização e de Mulheres do Partido.

Coordenadora do Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo e ex-integrante da Aliança da Juventude Revolucionária, pela qual militou no movimento estudantil e organizou greves e ocupações.

Estudou Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Fundadora da Secretaria Nacional de Agitação e Propaganda do Partido.

Palestrante e debatedora, é colunista do Jornal Causa Operária.

Expediente

 

João Jorge Caproni Pimenta é estudante de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Militante do Partido da Causa Operária (PCO) e coordenador da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR).

Iniciou sua militância política e estudantil em Junho de 2013, quando a juventude e os trabalhadores realizaram uma grande mobilização contra o governo do Estado de São Paulo, então liderado por Geraldo Alckmin (PSDB).

Responsável pela Agitação e Propaganda do PCO, João Caproni Pimenta é editor do Diário Causa Operária e da Causa Operária TV. Também é colunista do Jornal Causa Operária e co-autor do livro “A Era da Censura das Massas”, junto com Rui Costa Pimenta, presidente do Partido.

Assina o Página 1, newsletter semanal do blog.

Expediente

Editor-geral: João Caproni Pimenta

Artigos e comentários ao longo da semana

Membro da direção nacional do PCO, é também Secretário de Relações Internacionais do partido.

Atua na imprensa partidária desde que começou a militar, no início dos anos 2000.

Chefia a redação do jornal Causa Operária, sendo um dos responsáveis pela publicação regular do semanário impresso do partido há 14 anos.

Estudou Filosofia na USP, onde travou uma luta política ao lado de outros companheiros do PCO e da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) na liderança da ala extrema esquerda do movimento estudantil nas famosas greves com ocupação da reitoria em 2007 e 2011.

Editou, de 2011 a 2014, o Jornal da USP Livre!, porta-voz da oposição à reitoria de João Grandino Rodas, da luta contra a Polícia Militar no campus e pelo poder estudantil na Universidade.

Palestrante, ministrou aulas em diversos cursos da Universidade Marxista do PCO. Apresenta, na COTV, o telejornal Resumo da Semana, aos domingos, às 20h30.

Twitter: @rafaeldpn
Facebook: rafaeldantas.sp

Expediente

Editor-responsável: Rafael Dantas
Comentários e artigos ao longo da semana

Os filiados do PCO sempre bem informados! O jornal Partido é uma publicação dedicada aos filiados do PCO. Aqui, os apoiadores do partido serão informados sobre as principais atividades e debates organizados pelo partido.

Expediente

Editor-geral: Henrique Simonard

Editores: Caetano Sigiliano, Larissa Machado, Luan Monteiro

O boletim Bandeira Vermelha é o informativo popular do Diário Causa Operária. Em formato simples para ler, imprimir e distribuir na sua cidade, bairro, fábrica, escola e universidade.

Expediente

Edição geral: João Caproni Pimenta e Eduardo Vasco

Publicação de segunda a sexta

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.