Siga o DCO nas redes sociais

Fora Bolsonaro!
Salvador: Comitê realiza Bloco Fora Bolsonaro na Lavagem do Bonfim
Bloco Fora Bolsonaro anuncia atividade política para colocar abaixo o governo golpista na Lavagem do Bonfim, festa religiosa popular baiana. Fora Bolsonaro!
Foto 01
Fora Bolsonaro!
Salvador: Comitê realiza Bloco Fora Bolsonaro na Lavagem do Bonfim
Bloco Fora Bolsonaro anuncia atividade política para colocar abaixo o governo golpista na Lavagem do Bonfim, festa religiosa popular baiana. Fora Bolsonaro!
Cerimônia da Lavagem do Bonfim.
Foto 01
Cerimônia da Lavagem do Bonfim.

O Comitê de Luta contra o Golpe e o Fascismo da Bahia e o Partido da Causa Operária (PCO) divulgaram ontem (10) no perfil do Partido da Causa Operária – BA no Facebook o chamado para o Bloco Fora Bolsonaro na Lavagem do Bonfim, na capital Salvador, na próxima sexta-feira (16), com concentração que partirá do Elevador Lacerda, às 8 horas.

A Lavagem do Bonfim é uma das maiores festas religiosas populares do país, constituindo parte tanto do calendário de celebrações da Igreja Católica quanto do candomblé. Seu núcleo é uma caminhada de 8 quilômetros da Igreja da Conceição da Barra, no bairro do Comércio, até a Igreja do Bonfim, onde baianas tipicamente caracterizadas realizam a lavagem do adro e da escadaria do templo. A festa atrai de devotos religiosos a políticos, grupos artísticos e movimentos sociais, tendo se tornado um importante espaço de manifestações da população baiana. Na celebração do ano passado, foi registrado o abraço vergonhoso entre o prefeito direitista e golpista de Salvador ACM Neto (DEM-BA) e o governador Rui Costa. O PCO esteve lá e não deixou de aproveitar a oportunidade para levantar uma enorme faixa em que continha os dizeres: Fora Bolsonaro/Liberdade para Lula.

A notícia do evento na Lavagem do Bonfim vem na esteira de uma centralização maior da luta contra o golpe no Fora Bolsonaro aprovada na II Conferência Nacional Aberta de Luta Contra o Golpe e o Fascismo em dezembro de 2019 e da divulgação do lançamento, no dia 23 deste mês, do Comitê Popular Fora Bolsonaro, no Distrito Federal. Esse comitê é formado por representantes de movimentos do campo e da cidade, populares, estudantil, sindical, de negros, mulheres e outros segmentos da população. 

O ano de 2020 vem mostrando que a vanguarda do movimento contra o golpe já está aprofundando sua organização e propondo ações públicas bem antes do Carnaval. E a festa que, ano passado, mostrou a enorme repulsa popular em relação ao presidente fascista que nos espere preparados para gritarmos o “Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*” com ainda mais determinação! Para maiores informações sobre o evento da Lavagem do Bonfim, basta entrar em contato através dos números (71) 99104-7441 ou (71) 98110-4289.