Saiba como foi o curso “Fascismo: o que é e como combatê-lo” em Araraquara

IMG-20190428-WA0032_20190428_175209127

Nestes sábado (27) e domingo (28), aconteceu o curso “Fascismo: O que é e como combatê-lo” na Câmara Municipal de Araraquara.

O curso foi ministrado por Vitor Lara e Henrique Simonard, ambos militantes do PCO, que vieram da cidade do Rio de Janeiro para Araraquara. Os membros da célula do PCO de Araraquara estiveram presentes junto com estudantes secundaristas do Instituto Federal de Araraquara, professores do ensino básico, ativistas do movimento de mulheres, artistas, militantes do movimento negro e ativistas de partidos como PT e PSOL.

O curso abordou a ascensão do fascismo na Europa e a política da esquerda diante disto. Foram discutidos os fascismos italiano e alemão com maior profundidade e um pouco sobre os fascismos português, espanhol e o brasileiro. Os palestrantes explicaram a importância da política de Frente Única contra o perigo fascista e ressaltaram o papel das milícias operárias e populares armadas sob uma orientação política correta, isto é, uma política marxista. Durante o curso foi colocado de maneira clara que o estudo da história visava  provocar uma reflexão sobre a política da esquerda diante do golpe de Estado e da chegada do bolsonarismo no controle do aparelho de Estado.

Os palestrantes discutiram o direito ao armamento geral do povo e sua organização política armada na luta revolucionária em oposição ao social-pacifismo  da esquerda pequeno-burguesa.  Em todo momento deixou-se claro que não é possível levar adiante uma luta revolucionária sem o armamento do povo e a insurreição aberta contra os opressores, a exemplo da revolução russa de 1917, a revolução cubana, a revolução chinesa e etc.

As exposições terminaram com a consideração de que a construção de um partido operário e revolucionário é a tarefa central dos revolucionários para pôr fim ao capitalismo, que se encontra em sua etapa imperialista, ou seja, no período de seu declínio mundial.

Serão realizados mais cursos sobre o fascismo em dezenas de cidades do País. Inscreva-se e venha aprender com o PCO!