Siga o DCO nas redes sociais

Rui Costa Pimenta: “organizar os Comitês de Luta contra o Golpe”
IMG_8827
Rui Costa Pimenta: “organizar os Comitês de Luta contra o Golpe”
IMG_8827

Transcrevemos abaixo um trecho da Análise Política da Semana do último dia 19 de janeiro, no qual o companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária analisa a importância dos comitês de luta contra o golpe na atual situação política.

Essa questão interna do PT, que muitas vezes parece muito estranha para muita gente, porque nós não somos do PT, é que o pessoal não entende qual é processo de luta pela organização política da classe operária. Não pode ser um processo que esteja divorciado das realidades da situação política. Neste momento, a organização política da classe operária passa pela luta que está sendo travada dentro do PT. Por isso nosso partido deve ter uma posição para essa luta e, logicamente, para outras questões da situação. Uma coisa que está se fazendo mais urgente, e que nós vamos discutir dentro do nosso próprio partido é que é preciso ter um programa para fazer agitação junto a classe operária, pegando questões que são chave no momento, como por exemplo, o problema do desemprego. Eu acho que tá na hora de partir para uma política de agitação junto aos trabalhadores que são um setor decisivo da situação política e que estão, no momento, paralisados. 

Essa questão do PT é o seguinte: se a burguesia não conseguir botar o PT nesse curralzinho que ela criou aí, esse curralzinho bolsonarista, ela vai ter que partir para destruir o PT, provocar um racha, atacar a ala esquerda que não se domestica e tal. Vamos ver se ala lulista mantêm esse combate inteiro, vamos ver se ala lulista mantém esse combate inteiro, seria aconselhável uma vez que o Lula está na cadeia, ele não teria como sair a não ser pela mobilização popular. Da nossa parte, queria insistir aqui que é preciso trabalhar intensamente na organização dos comitês de luta contra o golpe e contra a direita, nós estamos convocando a II Conferência Aberta para março, e nós temos que trabalhar em torno disso daí. Não há uma organização que seja capaz de mobilizar os trabalhadores, e então nós temos que trabalhar no sentido de criar essa organização e organizar uma força capaz de botar o povo na rua, é isso que nós temos que fazer.”

Ouça também na Rádio Causa Operária. A analise política da semana ocorre todos os sábados às 11h30 da manhã na rua Serranos número 90, no bairro da Saúde em São Paulo.