Rui Costa Pimenta: “o Brasil caminha para uma situação explosiva”

a

O Brasil caminha para uma situação explosiva! Essa foi a afirmação de Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, no programa: Análise Política da Semana, que  vai ao ar todos os sábados, às 11h30 da manhã, no canal da COTV – Causa Operária TV,  no Youtube. Nele, Rui faz uma análise de conjuntura da política, levando em conta os principais acontecimentos ocorridos na semana que passou. Além disso, depois de sua preleção, Rui abre para as perguntas dos ouvintes, estejam eles presentes ou através dos chats de comunicação do canal.

Abaixo é transcrito um pequeno trecho do programa que foi ao ar no dia 23/03/2019, quando Rui analisou a gravidade da crise porque passa o Brasil, e a emergência de uma situação explosiva sinalizada pelos acontecimentos. Depois da transcrição, segue o link para que você possa conferir o vídeo com a fala do próprio Rui. Passemos a ela:

“… Embora não pareça e não seja visível, não é? Na situação política, o que está acontecendo é que o Brasil caminha, não é, a não ser que as coordenadas fundamentais sejam modificadas, para uma situação verdadeiramente explosiva. Não é e nem pode ser novidade para ninguém, porque nós estamos vendo, que com a crise, os golpes e tudo, as situações explosivas se produzem em vários lugares do mundo: veja essa situação da França, veja a situação do Haiti. Não há porque estranhar, não é, que a situação brasileira caminhe para isso porque o Brasil é um país que está numa crise política de vários anos já, não é?! E, conhecendo a maneira como o país funciona, como os processos políticos se desenvolvem, essas crises dificilmente são superadas por manobras experientes de momento, não é?! Elas vão se aprofundando, se aprofundando, até que chega uma hora que a situação é absolutamente insustentável, como aconteceu na época da ditadura militar.”