Rui Costa Pimenta: “Está em marcha o desenvolvimento de um movimento fascista no Brasil”

MANRIO122

Da redação – Neste momento Rui Costa Pimenta participa, ao vivo, da Análise Política. O programa da TV 247 vai ao ar todas as terças-feiras, às 16h, e tem retransmissão pelo canal da Causa Operária TV no YouTube. O presidente do PCO fez uma retrospectiva sobre os atos de junho de 2013 e o perigo representado pela extrema-direita.

Rui Costa Pimenta apontou que em 2013: “Aconteceram duas coisas. Primeiro, a direita, vendo o perigo, armou-se. Senão a coisa ia escapar de controle, inclusive o Palácio dos Bandeirantes chegou a ser invadido. Eles organizaram uma operação policial para controlar a manifestação. O que não seria possível se fosse uma manifestação organizada. A manifestação não tinha um carro de som, era “horizontalidade”. Segundo, a esquerda não estava preparada e não reagiu, abaixou as bandeiras. Então a direita tomou conta.

“No terceiro grande ato, houve enfrentamentos. Até o PT atendeu ao chamado e compareceu aos atos. Então houve um enfrentamento mas as manifestações já estavam recuando. Outra arma da direita naquele momento foi a imprensa burguesa.”

A preparação da direita tinha começado um pouco antes. O PCO chegou a alertar sobre esse problema, enquanto muitos diziam que se tratava de “meia dúzia de gatos pingados”. Não se deve, no entanto, subestimar a direita, como acontece até hoje. “Está em marcha o desenvolvimento de um movimento fascista no Brasil e no mundo”. Por isso é preciso se mobilizar, “não podemos ignorar esse perigo”.

Assista ao vivo a retransmissão na COTV: