Rui Costa Pimenta destaca a guinada à direita da candidatura Haddad

rui ii

Destacamos um momento da Análise Política da Semana do último sábado (20) em que o companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, trata  guinada à direita da candidatura Haddad, explicando sua causa e consequências para a luta geral dos Trabalhadores contra o golpe.

Leia aqui.

Nós estamos atravessando uma etapa da situação política, onde a desorientação política se aprofunda em relação ao movimento operário e a esquerda e, portanto, é uma situação que é muito importante fazer uma análise cuidadosa, compreender os diversos aspectos, retomar determinados pontos da análise política que nós temos feito no PCO, de forma a armar o Partido e o conjunto da militância de um modo geral para enfrentar a situação.

Nos vimos essa semana que curiosamente, curiosamente não, era uma coisa esperada, mas muito contraditória com tudo que aconteceu antes, o conjunto da esquerda, tanto a esquerda anti-golpista, quanto a esquerda golpista se juntar de trás trás candidatura do Fernando Haddad, formou-se aí uma frente de tipo eleitoral e uma frente de tipo eleitoral, vamos falar o que é  verdade, sem maior compromisso porque o que é que essa esquerda aí vai contribuir no terreno eleitoral, absolutamente nada. Nós vimos que Psol com todos os 50 grupos que tem no Psol, teve 0,05 % dos votos, não altera em nada o resultado eleitoral, e o restante da esquerda não teve voto nenhum, o restante dos grupos de esquerda que estão aí.

Por outro lado nos vimos também que a tentativa do PT de formar uma frente ampla pela democracia também naufragou de maneira absoluta, esse segundo resultado era muito previsível, nós já tínhamos discutidos isso bem antes da eleição, em relação a candidatura de Lula, agora acontece em relação a candidatura do Haddad, que é que a burguesia não iria apoiar a candidatura do PT em nenhuma hipótese, que é o que está acontecendo agora.

O PT para conseguir o esse apoio procurou fazer uma série de concessões políticas, mas foi inútil, até o próprio Ciro Gomes, que era considerado por muita gente de maneira totalmente confusa, como um elemento de esquerda, uma alternativa ao golpe, a hora que se coloca o que para eles, não do nosso ponto de vista, mas do ponto de vista dele, seria a luta contra, já não uma direita qualquer, mas uma extrema-direita, o Ciro Gomes vem falar que os militantes do PT são todos uns babacas e que é por isso vão perder a eleição, uma verdadeira anticampanha, em nome de que ele estaria apoiando. A gente já viu esse filme na eleição de 1989, com todos os apoiadores que o Lula teve na época, que eles mais trabalharam para desmoralizar a candidatura do Lula do que para fazer a candidatura do Lula ser vitoriosa, então o que nós temos aqui é uma repetição dos acontecimentos.

Bom, nesse marco, o acontecimento que é  o mais importante de todos é a profunda guinada a direita que deu a candidatura de Fernando Haddad. O Haddad, a gente sabe, é um elemento da ala direita do PT, e ele se revelou agora no segundo turno como extremamente direitista, as declarações são profundamente desmoralizante para qualquer pessoas de esquerda e para a luta contra o golpe. Foi cogitado de fazer uma aliança com Joaquim Barbosa, eventualmente até levá-lo a um ministério do PT, se acontecesse isso, o que é uma desmoralização total do próprio Partido, uma vez que o Joaquim Barbosa foi a pessoa que comandou o processo farsa do Mensalão, onde dirigentes do PT foram condenados sem prova nenhuma e também desmoraliza os militantes a do PT que depois de muito medo, muito terror começaram a gritar nos atos públicos que o Jé Dirceu era Guerreiro do povo brasileiro,, agora pela campanha do Haddad nós entendemos que o lugar dele seria na cadeia mesmo, é uma coisa realmente extraordinária…

O programa Análise Política da Semana, é apresentado todos os sábados as 11:30, com transmissão ao vivo. Você pode acompanhá pelo causaoperariatv.com.br, pelo Diário Causa Operária, pelo Causa Operária TV no YouTube e pelas páginas da Causa Operária TV no Facebook e no Twitter.

Assista aqui o trecho destacado: