Rui Costa Pimenta, ao vivo: “o PT está em uma espécie de guerra civil silenciosa”

lula-haddad-br

Da redação – Rui Costa Pimenta participa ao vivo agora da Análise Política, na TV 247. O programa, apresentado por Leonardo Attuch, é transmitido todas as terças-feira às 16h, com retransmissão pela COTV. Neste momento, a discussão aborda o tema do destino de Fernando Haddad depois das eleições presidenciais.

Segundo Rui Costa Pimenta, a questão é uma disputa entre uma ala direitista e uma ala esquerdista dentro do PT. Uma ala mais à esquerda é ligada a Lula. Outra ala quer um deslocamento à direita, adaptando-se ao golpe. Essa é a disputa que está em curso dentro do PT diante do resultado eleitoral.

As próprias eleições foram uma forma de pressionar a ala à esquerda, por exemplo com a imposição de um plano B e com o ato de colocar Lula para escanteio. Trata-se de um aparato burocrático, ligado a parlamentares e políticos eleitos, que tenta tomar o controle do partido. Há dentro do PT “uma espécie de guerra civil silenciosa”.

A imprensa burguesa participa dessa disputa incentivando a ala direitista, que é muito direitista. É um processo parecido com o que aconteceu no Partido Trabalhista britânico, quando Tony Blair impôs a política do “Novo Trabalhismo” ao partido. Por isso a imprensa pressiona os petistas a abandonarem Lula.

Assista, ao vivo, na COTV: