Rui Costa Pimenta, ao vivo: “Le Pen tem medo de que a situação na França evolua à esquerda”

Marine Le Pen, FN political party leader and candidate for the French 2017 presidential election, attends the 2-day FN political rally to launch the presidential campaign in Lyon

Da redaçao – Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, participa agora da Análise Política na TV 247, ao vivo. O programa vai ao ar todas as terças-feiras às 16h, com retransmissão pela COTV. Neste momento o assunto abordado é a mobilização dos “coletes amarelos” na França, que colocou o governo de Emmanuel Macron na defensiva, obrigando-o a recuar de suas políticas neoliberais.

O presidente do PCO começou apontando a reação da extrema-direita às mobilizações na última semana. Marine Le Pen, líder da Reorganização Nacional, publicou uma carta aberta defendendo a 5ª República, ou seja, defendendo o regime político atual. Le Pen tem “medo de que a situação evolua à esquerda”.

Apesar das reivindicações apontarem um caminho à esquerda, “o problema é que os partidos de esquerda não tem política para intervir na crise”. Um exemplo é a recusa dos partidos de esquerda até agora em levantar a palavra de ordem pedindo a saída de Macron. É uma palavra de ordem que está sendo levantada pelo próprio movimento. A esquerda não tem política diante da situação. Jean Luc Melenchon levantou a palavra de ordem de saída do primeiro-ministro, que ficou aquém das revindicações do movimento.

Enquanto isso, os sindicatos, ligados aos partidos, têm mantido uma política de contenção.

Assista à retransmissão, ao vivo pela COTV: