Siga o DCO nas redes sociais

Rui Costa Pimenta, ao vivo: “está na hora de agir e montar um plano de lutas”
42c5ce751d08f
Rui Costa Pimenta, ao vivo: “está na hora de agir e montar um plano de lutas”
42c5ce751d08f

Da redação – Neste momento, Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, participa da Análise Política. O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 16h, pela TV 247, com retransmissão ao vivo pela COTV no YouTube. Rui Costa Pimenta comenta agora como a esquerda deve reagir diante das medidas do governo golpista de Jair Bolsonaro, que começam a ser anunciadas.

Rui comentou que há uma “tendência” da população a reagir, e que as organizações populares e dos trabalhadores devem liderar a luta contra o governo. “É preciso agir, precisa de um plano de lutas”.

Por exemplo, é preciso de um plano de lutas diante da proposta de reforma da Previdência de Paulo Guedes, “os sindicatos devem responder energicamente, o governo não está em uma posição boa. aquela ideia que predominou no começo, de que a vitória de Bolsonaro era acachapante, já se dissipou. A situação é outra, está indefinido e favorável aos movimentos populares. Tem que aproveitar esse momento agora”.

Diante das declarações do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, de que a universidade deve ser apenas para “uma elite”, o que indica uma política de destruição do ensino público, as organizações estudantis, como a UNE, devem apresentar “um plano de lutas”. É preciso lutar contra esse governo.

Outra questão central no momento político é a campanha pela liberdade de Lula. Deve-se aproveitar o fato de que “as pessoas querem ir à rua”. É preciso aproveitar isso para mobilizar os trabalhadores contra o governo. Outra ação que vai nesse sentido, é o ato em defesa da Venezuela no dia 8, em frente a consulados e à embaixada venezuelana. “Tem que ir no ato, não adianta só ficar nas redes sociais. É bom divulgar, mas tem que ir no ato”.

Assista ao vivo na COTV: