Fechamento
Governador da Bahia, cada vez mais direitista, aumenta para 290 o número de cidades que terão suas rodoviárias fechadas.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Michel Temer e Rui Costa (2015). Foto: Flick/Michel Temer Licença: CC BY 2.0
Michel Temer e Rui Costa em 2015. | Foto: Flickr/Michel Temer Licença: CC BY 2.0

A Bahia é, definitivamente, um estado da esquerda. Isto é inegável. A população clama pelo Fora Bolsonaro e todos os golpistas. Entretanto, aqueles que pensam que isso faz do estado um ambiente progressista se enganam. Pelo contrário, o governo de Rui Costa (PT) aplica medidas tão direitistas que, por vezes, devem deixar Dória e Witzel com uma ponta de inveja.

Rui Costa, assim como seu antecessor, Jaques Wagner, estão à direita do PT. Isto não significa, de modo algum, que sejam fascistas ou golpistas como Dória, Witzel, Caiado e ACM Neto. Entretanto, significa que apresentam-se, à burguesia, como uma alternativa viável para estalar o chicote no lombo dos trabalhadores.

O governador da Bahia vem, já há muito tempo, flertando com a política direitista. Vale lembrar seu criminoso apoio aos policiais militares que cometeram chacina no bairro do Cabula.

Na área de educação, Rui Costa é um verdadeiro especialista em fechar escolas ou substituí-las pelo ensino militar (colégios controlados pelos fascistas da PM baiana). No início deste ano, ele também fechou o Colégio Estadual Odorico Tavares para entregar o terreno, em uma das zonas mais nobres de Salvador, à burguesia e seus mega empreendimentos, em troca da promessa de construção de duas escolas. Como sempre, rápido em atender as demandas da burguesia e pronto para aceitar meras promessas.

Recentemente, Rui Costa utilizou toda sua influência para lançar Major Denice à prefeitura de Salvador pelo PT. Pra quem não lembra, Denice já foi sondada pelo DEM para concorrer às eleições. Isso mostra que a ala controlada pelo governador está bastante alinhada com a estrutura burguesa.

Como visto, Rui Costa parece ter um verdadeiro fascínio pela polícia e como ela trata os pobres. Talvez, por isso, sua medida principal para combater a pandemia é transformar a Bahia em um verdadeiro presídio a céu aberto. Sua caneta é rápida, um verdadeiro ás, para assinar toques de recolher e proibir viagens intermunicipais. Ambas as medidas afetam diretamente a classe trabalhadora.

Sobre os toques de recolher, Rui Costa vai à televisão anunciar a medida para todo extremo sul da Bahia. A medida flerta com a total incompetência. Na cabeça do governador e de seus amigos da direita, reduzir o horário de abertura do comércio e de outros serviços levará a menor contaminação do vírus. Pelo contrário, a tendência é que aumente a contaminação, já que as pessoas, agora, terão menos horários para realizar as atividades necessárias. Se os supermercados, farmácias e transportes já estão cheios, a tendência é que fiquem piores ainda com o toque de recolher.

Acerca da proibição de ônibus intermunicipais, que agora foi expandida para mais 10 cidades, totalizando 290 no estado, não passa de uma medida “para inglês ver”. O pobre, trabalhador, que não possui automóvel particular, não poderá se deslocar. Já para parte da classe média e para totalidade da burguesia, o direito de ir e vir se mantém pleno. Não que sejamos a favor de fechar o tráfego dos automóveis particulares também, mas fica claro que a retirada de direitos é apenas para alguns.

O que Rui Costa tenta fazer é tentar encerrar a classe mais pobre como se fossem bichos. Isso não causará surpresa a baiano algum, que já está cansado de ver como o governador trata os trabalhadores. É mais do que necessário que a própria base do PT e dos demais partidos de esquerda da Bahia se una e pressione Rui Costa a deixar de seguir a agenda de direitistas como ACM Neto e João Leão (seu vicegovernador) e passe adotar uma política real ligada à realidade dos trabalhadores. Por isso, todos os caminhos levam ao Campo Grande (em Salvador), no dia 13 de junho, às 14 horas!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas