Siga o DCO nas redes sociais

RO: sob governo da direita, latifundiários loteiam terra indígena
7838124_x720
RO: sob governo da direita, latifundiários loteiam terra indígena
7838124_x720

Nove pessoas e duas empresas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal por invasão de terras indígenas em Rondônia. O caso em questão trata da invasão e do loteamento da Terra Indígena Karipuna.

As pessoas presas atuavam a serviço de uma Associação de Produtores Rurais de Boa Esperança, a ABRUSPE. Edney Holanda Santos é apontado como o responsável pela Associação. A empresa falsificava a documentação das terras para conferir uma suposta legalidade de que estas seriam regularizadas. Após este primeiro processo, havia o recrutamento de pessoas interessadas em estabelecer o loteamento das áreas.

A empresa também atuava do mesmo modo em outras regiões do estado, como Rio Pardo, Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste e na Floresta Nacional do Bom Futuro.

Este caso é parte da ofensiva dos interesses do latifúndio contra os povos indígenas no país. Desde o início do golpe de Estado, e da eleição fraudulenta de Jair Bolsonaro, tem se estabelecido um verdadeiro massacre contra as comunidades indígenas nacionais. A luta pela derrota do golpe de Estado é também a luta em defesa dos povos indígenas