Passando a boiada

Ricardo Salles quer suprimir o ICMBIO e unir com IBAMA

Min. do Meio Ambiente, publicou hoje a portaria, divulgando que quer fundir ICMBio ao Ibama para facilitar a destruição por parte de latifundiários, garimpeiros e industriais.

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicou nesta sexta (02) portaria no Diário Oficial da União (DOU) que autoriza estudos para fundir ICMBIO e IBAMA, para segundo ele “avaliar potenciais ganhos de sinergia e eficiência administrativa”. Os órgãos que possuem funções diferentes, já que desde 2007, quando foi criado, o ICMBio é responsável pela gestão e fiscalização das unidades de conservação e centros especializados e educação ambiental, entre outras.

Contudo, as ações do ministro e do governo Bolsonaro, deixam claro que a medida visa permitir que garimpeiros, latifundiários, industriais etc., aumentem seus lucros com um enorme custo ambiental e social, atacando comunidades tradicionais, indígenas e sem terras.

Além disso, o fechamento de um dos órgãos vai levar à demissão de milhares de trabalhadores, essa seria a tal “eficiência administrativa”.

Gostou do artigo? Faça uma doação!