Siga o DCO nas redes sociais

De 28/10 a 3/11
Revolução Chinesa comemora 70 anos: PCO realizará curso
Aulas serão ministradas pelo presidente nacional do Partido, Rui Costa Pimenta, e será acessível para interessados de todo o Mundo, pela internet
Mao Tse Tung
De 28/10 a 3/11
Revolução Chinesa comemora 70 anos: PCO realizará curso
Aulas serão ministradas pelo presidente nacional do Partido, Rui Costa Pimenta, e será acessível para interessados de todo o Mundo, pela internet
O líder da revolução e fundador da República Popular da China, Mao Tse Tung
Mao Tse Tung
O líder da revolução e fundador da República Popular da China, Mao Tse Tung

Com grandes multidões e desfile de dezenas de milhares de militares e de poderosos equipamentos bélicos, entre inúmeros outros eventos, a República Popular da China, celebrou o aniversário da Revolução Chinesa, cuja importância ganha ainda mais destaque diante do agravamento da crise histórica do capitalismo e dos confrontos públicos, na chamada guerra comercial e outras disputas, entre o governo imperialista dos EUA, a maior potência econômica e militar, nos dias atuais e aquele País.

Com cerca de 1,4 bilhão de habitantes (pouco menos de 20% da população mundial) e um notório progresso promovido pelo planejamento estatal (ainda que com deformações diante da política adotada pela direção do PC e debilidades devidas ao isolamento da revolução) a China aparece nesse começo de século com uma importante força econômica, sete décadas da revolução ter triunfado em um País agrário e extremamente pobre.

Para tratar da história e das perspectivas atuais da Revolução Chinesa, o Partido da Causa Operária realiza, de 28 de outubro a 3 de novembro próximos, curso 70 Anos da Revolução Chinesa, a ser ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO.

O curso abordará a história da China e do seu processo revolucionário, liderado pelo líder Resultado de imagem para Mao revolução chinesacomunista Mao Tsé-tung que, depois de liderar a vitória da Revolução e a fundação da República Popular da China, em  1 de outubro de 1949, comandou o País até a sua morte, em 9 de setembro de 1976. Tratará também das perspectivas atuais da revolução chinesa, depois da decomposição da URSS (União da República Socialistas Soviéticas), e do quadro de crise geral do capitalismo.

A China mudou muito nos últimos 70 anos, de um país de economia socialista, muita fechada, muito atrasada, muito pobre, em 1949, passando por um período de desenvolvimento expressivo baseado em um planejamento estatal, de Um Estado Operário, e para uma economia atualmente dominada em boa medida por poderosos monopólios capitalistas que se implantaram no País, diante das facilidades estabelecidas pela burocracia comunista, como os baixíssimos salários parados aos operários chineses que, no começo dessa expansão capitalista, recebiam cerca de 30 dólares por mês.

Compreender a evolução da situação na China, ontem e hoje, é parte fundamental para a compreensão das tendência gerais de evolução da revolução mundial. Daí a enorme importância do curso a ser realizado pelo PCO.

Para mais informações e inscrições entre em contato enviando um email à [email protected] ou pelo WhatsApp (11 96388-6198, Vivo) para ter acesso a todos os materiais.
Nas próximas edições, estaremos divulgando maiores informações sobre essa atividade de formação política do PCO.