Resumo do Dia 22/08: Dólar chegou a 4,10 e expressa grande crise do sistema capitalista

resumo

Da redação – O programa Resumo do Dia acontece de segunda à sexta-feira, às 20h30, transmitido ao vivo pela Causa Operária TV, trazendo uma oportunidade única para todos os  trabalhadores participarem da construção do partido operário, trazendo pautas, denúncias, notícias de greves das categorias, fazendo perguntas para o aprofundamento das questões e, assim, norteando a classe trabalhadora na luta contra o golpe.

No programa dessa quarta-feira, 22, os apresentadores – que são militantes do PCO e alternam os dias de apresentação – trouxeram a importante questão de Lula nas eleições, pois o ex-presidente está sofrendo uma perseguição jurídica de 16 pedidos de impugnação de sua candidatura de partidos fascistas e até mesmo de civis coordenados pelo imperialismo para aumentar o número no STF. Os companheiros utilizaram esses números para sustentar mais uma vez por que o PCO defende a candidatura do petista, com a palavra de ordem “Ou Lula Ou Nada”, já que a burguesia prendeu o maior líder de esquerda da América Latina sem provas, coordenada pelo imperialismo norte-americano, avança agora para prender outros líderes na Argentina, Equador, Nicarágua e com o golpismo de sempre em diversos países.

Outro tema debatido amplamente pelos camaradas, foi a alta do dólar que chegou perto dos US$ 4,10, demonstrando que se aponta no horizonte do sistema capitalista uma greve crise economia, o que afeta nossa economia nacional. Na equivalência do dólar com o real, a moeda brasileira nas mãos dos golpistas chegou a sétima com maior desvalorização do mundo. Os companheiros ressaltaram que o mundo está passando por uma crise entre produção e consumo, pois, o sistema capitalista gerou, através da política neoliberal, uma grande miséria pelo mundo, e, assim, os trabalhadores não consomem mais o quanto a “conta precisa para fechar”. Isso é visto na queda do poder do próprio imperialismo norte-americano, somando derrotas em suas ofensivas militares golpistas pelo globo para roubar petróleo e controlar economias. Só na última década, podemos ver no Oriente Médio, crise nuclear com o Irã, no golpe derrotado pela Turquia, no governo eleito da Venezuela, no golpe contra Dilma Rousseff no Brasil, na guerra econômica contra China e Rússia.

Então, assista ao vivo todos os dias, participe trazendo pautas, notícias que só você viu na imprensa, enviando perguntas,  compartilhando, contribuindo financeiramente no super-chat ou na vakinha e apresente para todos que querem a construção de uma televisão operária 24 horas contra o monopólio da imprensa burguesa.

Segue o programa de ontem:

Contribua com a vaquinha online da Causa Operária TV.