Resultado do golpe: PEC apoiada por Alckmin destruiu o Fies e o Ciências sem Fronteiras

termina-amanha-prazo-para-inscricao-no-fies

Os programas educacionais que foram criados e desenvolvidos pelos governos do Partido dos Trabalhadores, mesmo insuficientes, estão sendo todos desmontados e destruídos pela política golpista. Dois casos exemplificam, o ciências sem fronteiras que já foi totalmente destruído, restando apenas uma sombra do que foi, e o Fies, que está sendo brutalmente reduzido e tornando-o quase impossível ser acessado, devido o burocratismo.

Toda a burguesia golpista ao chegar ao poder por meio do golpe de Estado, exigiu cortes radicais nos programa sociais do governo, isso se cristalizou na PEC 95 que impôs o congelamento e em diversos casos o rebaixamento do investimento em áreas sociais. Essa política tende a se aprofundar com o desenvolvimento do golpe de Estado.

Esta política, cujo objetivo é eliminar os direitos sociais, foi levada adiante principalmente pelo PSDB de Geraldo Alckmin, sua candidatura à presidência corresponde, justamente ao aprofundamento desse ataque. Alckmin é o candidato preferencial da burguesia golpista, cuja missão é enterrar de vez todos os programas sociais e lavar a diante um duro ataque aos direitos políticos e sociais da classe trabalhadora do país.

Estes programas, Fies e Ciências sem Fronteira, foram praticamente riscados do mapa sem a maiores dificuldades, outros tantos estão sendo desmontados. A farsa eleitoral que se desenvolve desde a prisão e cassação de Lula visa justamente eleger o carrasco que irá pôr fim aos programas sociais de maneira ainda mais radical, sob a aparência de legitimidade.