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PSTU e afins
O que é o morenismo?
Um balanço das posições adotadas pelo partido herdeiro da tradição criada por Nahuel Moreno
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PSTU e afins
O que é o morenismo?
Um balanço das posições adotadas pelo partido herdeiro da tradição criada por Nahuel Moreno
Foto: LIT-CI
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Foto: LIT-CI

Natália Pimenta / Revista Textos (dezembro de 2014) – O tema que pretendemos abordar é vasto. Não necessariamente por sua diversidade, ou mesmo pela profundidade das questões envolvidas. É vasto na medida que é grande sua capacidade de confusão.

Fazer um balanço das posições adotadas pelo partido herdeiro da tradição criada por Hugo Miguel Bressano Capacete (mais conhecido pela alcunha de Nahuel Moreno, 1924-1987) não é uma tarefa das mais fáceis. Tampouco das mais agradáveis.

Trata-se de um percurso bastante acidentado o que levou o PSTU de formulações absolutamente cretinas como a de que Trótski não havia dado suficiente atenção à questão das revoluções democráticas (Atualização do Programa de Transição, Nahuel Moreno, 1980) à formulação de um programa “democrático-imperialista” como o que vem expondo recentemente em sua imprensa e intervenções públicas.

Por este mesmo motivo trataremos dos problemas que se apresentarão aqui em artigos separados. Planejamos, por hora, publicar a presente introdução; um ou mais artigos a respeito da “história” do morenismo; um ou mais artigos sobre sua evolução recente e, finalmente, conclusões.

Passemos, portanto, a colocar, tal como tem se apresentado, o problema atual, cuja análise é a meta de nossa série de artigos.

 

Bestiário

 

Para descrever a política e ideologia do morenismo aplicada aos diferentes aspectos da vida social, fomos obrigados a percorrer as declarações públicas do PSTU sobre política nacional e internacional, movimento operário, movimento estudantil, movimentos populares etc.

Para tornar mais fácil ao leitor compreender a produção diversificada do morenismo, organizamos essa exposição introdutória de acordo com os temas, do geral aos particulares, e, secundariamente, com a cronologia.

Consideramos, de partida, que o desenvolvimento político e ideológico do PSTU (e dos chamados morenistas) se dá em direção a posições cada vez mais direitistas e, por fim, no sentido de uma política e concepções acabadamente contrarrevolucionárias.

Podemos afirmar, com relativa segurança, que as posições expressadas pelo PSTU no início da presente década são a culminação de um processo em desenvolvimento desde sua formação enquanto partido.

 

Oriente Médio: antecedentes

 

No terreno internacional, isso se expressou com clareza na formulação elaborada por este partido diante da execução do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, a acusação feita pelo PSTU de que a ação “terrorista” de grupos árabes, como a Al Qaeda ou o Talibã, ajudaria a desorganizar as massas. O que pode ser visto em alguns trechos do texto “Assassinato de Bin Laden não vai impedir o massacre do imperialismo”(2/5/2011): “As ações terroristas da Al Qaeda não têm como objetivo organizar as massas (…) [os atentados terroristas] serviram para reforçar as posições dos exploradores e dos opressores, ao invés de enfraquecê-los e derrotá-los, ao mesmo tempo em que dividem a classe trabalhadora, ao invés de uni-la através da solidariedade internacional”.

A posição dos revolucionários marxistas nunca foi a de condenar este tipo de luta de um modo absoluto.  Como afirmamos à época, “a posição do PSTU revela que este partido está completamente fora da realidade, prova que o analfabetismo político é o caminho para o oportunismo”.

A interpretação do PSTU é falsa do ponto de vista do marxismo e serve apenas para fazer coro com a propaganda fascista do imperialismo. Não apoiar a luta contra o imperialismo acaba o levando a fazer uma frente única com ele”.

Como de costume, dias depois do primeiro artigo, o PSTU publicou um segundo texto, acentuando as posições do primeiro. Reproduzimos aqui a crítica do nosso artigo “Obama assassina, PSTU quer que as vítimas sejam julgadas”:

“Em seu novo artigo sobre o caso Bin Laden, o PSTU, no entanto, foi ainda mais longe em sua política contrarrevolucionária. Não só se mostraram absolutamente incapazes de condenar, em si, o assassinato do líder da Al Qaeda pelo imperialismo norte-americano como adotaram abertamente as posições do próprio imperialismo, ao exigir que ‘os terroristas presos e suspeitos de ataques’ sejam julgados por ‘tribunais árabes soberanos e independentes, compostos por organizações e personalidades da sociedade civil daqueles países’”. Os “tribunais árabes soberanos” são, na realidade, as ditaduras pró-imperialistas dos países árabes como o Egito e a Arábia Saudita.

 

Oriente Médio: do Egito à Síria

 

O caso recente do Egito talvez sirva para esclarecer cabalmente a guinada à direita. Diante da derrubada do governo da Irmandade Muçulmana por um golpe militar, o PSTU declarou todo seu apoio à “revolução” que teria feito “a vontade do povo” e promovido uma “imensa vitória das massas”.

O que se viu a partir daí foi uma sequência de absurdos:

“O golpe era uma reivindicação das massas”

“Uma vitória democrática”

“Os militares se viram obrigados a se reacomodar e a fazer concessões democráticas”; “Conseguiram, ao menos por enquanto, recuperar o prestígio que haviam perdido…”

E sobre as manifestações da Irmandade, logo depois do golpe, diziam: “Quando a Irmandade Muçulmana sai às ruas defendendo a volta de Morsi, está protagonizando uma mobilização contra o regime…”

Quando os militantes da Irmandade Muçulmana começaram a ser mortos às dúzias nas ruas pelo exército, o PSTU não mudou o tom: “…essas mortes só servem para fortalecer a tentativa da Irmandade de voltar ao poder…”

Só quando já era impossível manter a conta de quantos foram mortos pelos militares, o PSTU se calou. Não por muito tempo.

Ainda no Oriente Médio, vale citar a recente frente única formada entre PSTU e o imperialismo norte-americano na campanha pela invasão da Síria.

Um artigo publicado pelo PSTU dava “toda solidariedade à revolução síria”: “Em meio à destruição e morte causadas pela guerra, a força política e moral da solidariedade operária é muitas vezes decisiva. Apoiar setores com o Batalhão da Unidade, a União dos Estudantes Livres da Síria ou o Comitê de Coordenação Local de Yarmouk é certamente a tarefa central de qualquer revolucionário internacionalista. Mãos a obra!”

As organizações citadas acima são as destinatárias da ajuda enviada pelo imperialismo norte-americano ao país. Mas o PSTU não parou por aí, pediu ainda:

“Fora Al Assad! Não à intervenção imperialista!

“Por mobilizações de apoio em todos os países à revolução síria e contra os planos de invasão imperialista!

“Pela ruptura das relações diplomáticas e comerciais com a ditadura síria!

“Que os governos do mundo enviem armas e medicamentos para os rebeldes sírios!

“Pelo triunfo da revolução síria!”

 

América Latina: contra Chávez, contra Cuba. A favor de?

 

Posições como as que vimos acima se desenvolveram e aprofundaram ao longo da última década e meia.

Para citar de passagem, lembramos aqui o caso RCTV, em 2007 na Venezuela. Chávez, então, havia decidido não renovar a concessão da RCTV (uma espécie de Rede Globo venezuelana, no ar por mais de 50 anos até então). A esquerda pequeno-burguesa se levantou contra a medida. Os morenistas encabeçaram a defesa da “liberdade de imprensa” sob o argumento de que Chávez estaria dando uma guinada à direita.

Diziam:

“De fato, teria sido uma medida plausível ter fechado a emissora no momento do golpe, para evitar que ela continuasse funcionando como correia de transmissão da política orquestrada pelo governo norte-americano.

“Mas fechá-la agora, quando já passou o momento do golpe e não se vislumbra no horizonte qualquer perigo de uma nova tentativa golpista é algo que não se justifica. Nada indica que haverá um outro golpe no curto prazo, justamente porque há um acordo entre Chávez e a burguesia golpista para manter o governo. Inclusive alguns dos principais burgueses golpistas estão dentro do PSUV, o partido de Chávez” (Sobre o fechamento da RCTV na Venezuela, declaração da LIT-CI, 25 de junho de 2007).

Indo na mesma linha, os irmãos mais novos do PSTU, também egressos do morenismo argentino, a chamada LER-QI (PTS na Argentina) confundiam na mesma época em seu jornal a “liberdade de expressão” com o seu exato oposto: o monopólio dos meios de comunicação.

O mesmo tipo de alinhamento automático com a “democracia em abstrato” levou a seção venezuelana da LIT-CI a marchar lado a lado com a direita nas passeatas contra Chávez em 2009.

O caso Yoani Sánchez serve para fazer a transição desse para outro tópico, o da política nacional.

Quando da visita da blogueira cubana ao Brasil, o PSTU estendeu toda sua solidariedade à personagem que foi abraçada pela imprensa burguesa da direita com a mesma intensidade (e infinitamente mais poder e exposição). Sánchez nada mais é que uma porta-voz alugada do imperialismo norte-americano, ou seja, financiada por um dos governos chamados pelo PSTU a dar armas aos “rebeldes” sírios.

 

O Brasil depois de junho de 2013

 

O PSTU foi um dos principais grupos da esquerda pequeno-burguesa (ficando atrás, talvez, apenas do Psol e de setores do PT) a repercutir a ideia cretina veiculada pela Rede Globo e por outros órgãos do monopólio direitista da imprensa capitalista de que “o Brasil mudou” depois das manifestações de junho desse ano.

O protesto majoritariamente estudantil contra o aumento das passagens já vinha ocorrendo em outras cidades e capitais do País quando as manifestações em São Paulo se intensificaram e os confrontos entre jovens e a Polícia Militar se agravaram.

No dia 13 de junho, a brutal repressão desatada pela polícia colocou o centro de São Paulo e a região da Av. Paulista sob estado de sítio. A inevitável repercussão na imprensa, principalmente na televisão, causou uma enorme comoção. Dias depois, a manifestação que já estava marcada para protestar pela redução da passagem tornou-se um ato massivo, com milhares de pessoas, em grande parte atraídas às ruas em repúdio à violência policial. Uma parte, no entanto, atuou com o objetivo explícito de levar o movimento à direita.

A partir daí, o uso de máscaras e bandeiras do Brasil nas passeatas se multiplicou dezenas de vezes, sempre acompanhado do Hino Nacional e de uma profusão de panos verdes e amarelos.

As manifestações, das quais pouco se falava até a brutal repressão policial, passaram a dominar o noticiário. O eixo dos protestos, as principais reivindicações mudaram na mesma medida da aparência. Já não eram protestos contra a repressão, pela redução do aumento da passagem ou contra a política direitista do governo do PSDB ou mesmo do PT. Passaram a ser protestos “contra a corrupção”.

Em São Paulo, o tom passou de “Não é só por 20 centavos” para “Não é mais por 20 centavos”. E o “pau comeu”.

Grupos de extrema-direita se infiltraram nas passeatas e enfrentamentos ocorreram quando estes tentaram fazer com que a esquerda baixasse suas “bandeiras vermelhas” aos gritos de palavras-de-ordem anticomunistas e ameaças de agressão física.

O PSTU não titubeou. Diante do confronto, estampou em sua imprensa: “A saída é verde, amarela e vermelha”.

A desculpa para apoiar o nacionalismo skinhead seguiu o alinhamento com a direita pró-imperialista nos países atrasados, como é o caso na Venezuela, e do próprio imperialismo, na sua luta contra os países atrasados:

“O PT confundiu a cabeça do povo difundindo a imagem de que a esquerda é corrupta e capitalista. Por isso é comum ouvir nos protestos que esquerda e direita é tudo igual, que temos que levantar a bandeira do Brasil e esquecer a dos partidos.

“É um passo importante do povo a conclusão de que o PT e a direita (PSDB, PMDB, DEM, etc) sejam farinha do mesmo saco. Nós, do PSTU, passamos os dez anos do governo petista dizendo isso, mas alijados dos grandes meios de comunicação, enfrentando um boicote consciente da mídia e uma legislação eleitoral injusta, só conseguimos atingir uma pequena parcela da população”.

O amálgama entre demagogia burguesa barata, ou “populismo” como alguns preferem, “socialismo de botequim” e baboseiras infantis se revela nos últimos parágrafos do artigo que estamos citando (Somos brasileiros contra os governos e contra o imperialismo, sítio do PSTU, 4 de julho de 2013):

“Defendemos o verde-amarelo sim, mas achamos que, por trás dessas cores, devem estar as reivindicações da classe trabalhadora do país, e estas reivindicações somente a esquerda revolucionária defende bem. Nós não somos o PT, somos da esquerda revolucionária, dos mais radicais defensores dos direitos da população. Queremos o fim do sistema capitalista e sua substituição pelo socialismo.

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“Achamos que a bandeira do Brasil sendo hasteada sozinha, sem outras bandeiras, representa apenas a frase que os políticos corruptos sempre repetiram desde o período da escravidão: “Ordem e Progresso”. Isso sempre significou ordem para os pobres e progresso para os ricos.

“Para que essa bandeira signifique transporte, educação e saúde gratuitos e de qualidade, fim da roubalheira, fim da repressão policial e soberania nacional, precisamos acrescentar o vermelho revolucionário ao verde-amarelo. O Brasil precisa de uma saída e ela está à esquerda, com reivindicações objetivas que comecem na revogação do aumento das passagens de ônibus até a soberania do nosso país, com os trabalhadores nas ruas junto aos estudantes e rumo ao socialismo”.

 

Com o “verde-amarelo-vermelho”, contra o negro

 

O PSTU afirmou acima, no início de julho, que queria ver o vermelho (eles mesmos) e o verde-amarelo (a classe média direitista que começou a entoar o canto anti-corrupção) juntos nas ruas. Isso exclui o negro.

Os chamados Black Blocs, jovens que se vestem geralmente de preto e, com os rostos cobertos, se enfrentam com a polícia e atacam o que consideram “símbolos do capitalismo” (bancos, prédios públicos etc.), se tornaram um dos alvos do PSTU, na sua tentativa de se unir ao verde-amarelo. Disseram, depois de seguidos enfrentamentos entre os Black Blocs e a polícia:

 “Foram as grandes manifestações de massas de junho que mudaram o país e não a [sic] depredações de fachadas e vidraças”. No mesmo texto em que contrapõe aos black blocs a“revolução” e a “verdadeira ação revolucionária” (Uma polêmica com os ‘black blocs’”, sítio do PSTU, 1/8/2013) .

Como dissemos há pouco tempo, no editorial “Em defesa dos Black Blocs”, “A pressão da direita foi tamanha que grande parte da esquerda pequeno-burguesa aderiu a ela. O PSTU foi o primeiro a sair publicamente atacando o método dos black blocs, em meio à intensa campanha da própria burguesia”.

Para compreender a atual fase do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), e sua brusca e evidente guinada à direita, exposta rapidamente no artigo anterior, é indispensável voltar à origens desse partido, que remontam à Argentina da década de 1940, quando o jovem Nahuel Moreno (alcunha de Hugo Miguel Bressano Capacete) iniciou sua militância.

A atividade política e teórica, se é que se pode chamar assim, de Moreno fornecem a chave para o conhecimento da atuação do PSTU no Brasil. Ao analisá-la vê-se claramente que cada erro, cada desastre e cada golpe político do argentino foram reproduzidos fielmente por sua criatura brasileira.

 

O peronismo 

 

Foi também na década de 1940 que surgiu o fenômeno que desde então é indissociável da história argentina; o peronismo.

Em 17 de outubro de 1945, o coronel Juan Domingo Perón, foi alçado pelas massas operárias à posição de líder político mais importante do país, condição em que permaneceu até a sua morte.

Perón havia participado, juntamente com outros sub-oficiais de um golpe militar que derrubou o conservador Ramón Castillo. O governo derrocado também tinha sua origem em um golpe militar, em 1930, mas de características reacionárias. O período que se seguiu a esse golpe ficou conhecido na Argentina como “a década infame”.

No novo governo, Perón ocupou o cargo de Secretário do Trabalho e Bem-Estar Social, até então de pouca importância política.

De 1943 a 1945, como resultado da crise revolucionária mundial, Perón concede à classe operária argentina mais conquistas do que ela havia conseguido em toda a sua história. Isso não foi por acaso. No mesmo período, Getúlio Vargas fazia o mesmo no Brasil.

Perón melhorou a legislação trabalhista existente, estabelecendo tribunais que decidia os conflitos entre empregados e empregadores; colocou freios às demissões arbitrárias, deu direito de férias remuneradas, aposentadoria; criou sindicatos em categorias que não estavam ainda organizadas, inclusive para os trabalhadores rurais, e deu um aumento salarial significativo.

Essas mudanças não podiam passar em branco. Quando, em 1945, uma ameaça de golpe levou Perón à prisão, 300 mil trabalhadores, vindos dos arredores de Buenos Aires, de maneira praticamente espontânea, se reuniram na Praça de Maio clamando por Perón e só se retiraram de noite, quando Perón foi finalmente libertado. Esse foi o significado do 17 de outubro.

Em 1946, Perón se candidatou a presidente, concorrendo uma ampla coligação que reunia todos os partidos tradicionais da burguesia, organizada pelo imperialismo. A oposição dos Estados Unidos à eleição de Perón era tal que o embaixador norte-americano na Argentina, Spruille Braden, atuou abertamente na campanha eleitoral, colocando-se como o líder da ala direita da burguesia. Em sua campanha contra Perón, dizia que o argentino seria o “Hitler de amanhã” e, poucos dias antes das eleições divulga o “Livro Azul”, no qual apresentava documentos do Departamento de Estado norte-americano mostrando a ligação do governo com os países do Eixo. Mas o tiro saiu pela culatra. Perón habilmente aproveitou o fato para mostrar a ingerência norte-americana no país e criou a palavra-de-ordem “Braden ou Perón”, numa campanha marcadamente nacionalista e anti-imperialista.

 

Moreno diante do 17 de Outubro

 

É aqui que Nahuel Moreno entra na história. É justamente nesse momento histórico crucial que inicia sua atividade política, fundando em 1943 o GOM (Grupo Operário Marxista). Mostrava desde então sua tendência irresistível a estar sempre no campo oposto ao da classe operária. Vejamos o que dizia ele sobre o 17 de outubro de 1945:

No 17 de Outubro, o movimento operária foi mobilizado não sobre a base de palavras de ordem anti-imperialistas e anticapitalistas, mas para assegurar a ordem burguesa representada pela polícia e pelo exército, e para libertar Perón (…). Não se tratou, portanto, de uma mobilização de classe, nem de uma mobilização anti-imperialista, mas de uma mobilização fabricada e dirigida pela polícia e os militares, e, nada mais. (…) Não houve nem iniciativa do proletariado, nem oposição ao regime capitalista, nem luta ou conflito com este (…). Não foi, portanto, uma mobilização operária (…). O 17 de Outubro representou ao mesmo tempo o ponto culminante dessa ofensiva e o debut de outra(…)”. Produziu-se, ao calor de tal demagogia, todo um movimento operário artificial, que era alentado e apoiado por funcionários estatais e policiais”.(¿Movilización antiimperialista o movilización de clase?, em Revolución Permanente n° 21, 21 de julho de 1949).

É bem verdade que isso não é mérito exclusivo do morenismo. A maior parte das correntes da esquerda “trotskista” na época não compreenderam o fenômeno do peronismo, qualificando-o de “movimento reacionário”. Isso se explica pelo caráter de classe dessas organizações, profundamente ligadas à pequena burguesia, com pouca ou nenhuma ligação com a classe operária e que por isso adotava as posições correntes do seu meio, ou seja, as posições “democráticas” do imperialismo. Naquele momento, a ideia reinante na pequena burguesia era justamente que Perón era o novo Hitler, tal como proclamava o imperialismo, e as massas que o saudavam eram o equivalente das hordas fascistas.

Basta ver que as posições expressadas pela esquerda pequeno-burguesa eram coincidentes com as da Sociedade Rural e da União Industrial argentinas, para quem as reivindicações operárias também eram excessivas e artificiais.

Assim, Nahuel Moreno foi incapaz de reconhecer a classe operária quando ela realizou sua maior mobilização política até então. E, por isso, juntou-se aos seus inimigos.

 

O enigma do nacionalismo burguês

 

Mesmo diante da campanha aberta e inequívoca do imperialismo norte-americano contra Perón, em favor da outra ala, Moreno caracterizava o Peronismo como “a vanguarda da ofensiva capitalista contra as conquistas operárias” ou como “o maior defensor das relações burguesas tradicionais do país; domínio dos exportadores, sobretudo dos criadores de gado e dos  frigoríficos e estreitas relações com o imperialismo inglês”. Enquanto isso, a União Democrática, organizada por Braden, não era caracterizada como um bloco pró-imperialista. Ao contrário, era, em comparação com o peronismo, progressista.

Sobre o governo de Perón, Moreno ainda dizia:

O essencial é que para nós é um governo reacionário desde seu surgimento em 1943 e sua continuação em 1945, não tendo se transformado nunca num regime progressista ou revolucionário, produto de um movimento anticapitalista ou antiimperialista“. (Revolución Permanente n° 7-8, pág.45).

Essa análise revela a total incompreensão de Moreno do caráter do nacionalismo burguês nos países atrasados. Embora reconhecesse que a Argentina é um país atrasado, Moreno negava o caráter progressista do nacionalismo burguês surgido aí. Ele acreditava que a burguesia nacional tinha conflitos com o imperialismo, mas que esses não “debilitam a frente única imperialismo-burguesia nacional, ao contrário, a crise fortalece cada vez mais essa frente única” (Nahuel Moreno. GCI, agente ideológico del peronismo en el movimiento obrero – novembro de 1951).

Os limites do nacionalismo burguês, os acordos desse com o imperialismo, inerentes ao seu caráter burguês, Moreno confunde com as forças políticas que são representantes oficiais do imperialismo e acaba mesmo invertendo os papeis.

Umas das chaves para essa análise totalmente equivocada da situação política da época, residia na ilusão de moreno, assim como da pequena burguesia argentina, com o caráter progressista do imperialismo norte-americano “democrático”.

De tal modo que Moreno caracteriza o Peronismo como “francamente totalitário”, mostrando a adesão à propaganda imperialista que procura dividir o mundo entre os democratas e os totalitários, que são sempre aqueles a quem o imperialismo quer combater.

Hoje é difícil concordar com a tese de Moreno, pois Perón é um dos principais símbolos do nacionalismo burguês dos países atrasados. Mas o caráter do próprio nacionalismo é até hoje muito incompreendido. A esquerda pequeno-burguesa não consegue enxergar seu caráter relativamente progressista, ainda que com grandes limitações.

Uma dessas incompreensões é que é próprio desses movimentos fazer pequenas concessões (ou até importantes, dependendo das condições), para conquistar o apoio das massas operárias, constituindo assim uma base de apoio, uma vez que a burguesia desses países é extremamente fraca para competir com o imperialismo por suas próprias capacidades.

 

A atuação nos sindicatos peronistas

 

Essa incompreensão levou a uma política sindical desastrosa, que jogou a esquerda para o ostracismo durante décadas.

Como peronismo foi caracterizado como um “movimento reacionário de direita”, os sindicatos criados por Perón foram encarados como “sindicatos estatizados, quer dizer, os sindicatos oficialistas são sindicatos fascistas ou semifascistas” (Frente Proletario n° 27, pág. 2).

Em oposição, todas as outras burocracias eram progressistas e refletiam a independência de classe e a independência operária; eram esses os que estavam ligados ao sindicalismo anterior a Perón e integrados organizadamente na pró-imperialista União Democrática, como os sindicatos operários independentes.

Desse modo, terminaram fazendo uma apologia do stalinismo e da socialdemocracia e ao lado do imperialismo.

Em 1951, o jornal Frente Proletario, órgão do GOM, reivindicava: “Frente única contra a CGT. Pela destruição da CGT”.

“A CGT, em que pese a afiliação de grandes setores operários, apoio passivo e incentivado pelo governo, foi uma organização criada, fundada e estruturada com o apoio, a proteção e o controle estatal. (…) Isso é o essencial da CGT e sobre essa base temos que compreendê-la e combati-la”. (Revolución Permanente n° 7-8, pág. 57-58)

Moreno condenava os que atuavam na CGT como sendo “iludidos” pela possibilidade de modificar a central. Moreno mostrava, assim, sua total ignorância quanto à atividade sindical revolucionária, que enxerga como uma atividade de orientação da burocracia sindical oi para modificar a própria natureza da burocracia e dos sindicatos burocráticos, não como uma ação para arrancar as massas dessas direções.

Com essa política, Moreno virou as costas à classe operária e se absteve de intervir nas importantes lutas que se produziram naqueles anos contra a burocracia operária.

 

Sob as ordens do General Perón

 

Em 1953, pouco depois dos textos acima citados; depois de ter considerado o peronismo um governo reacionário, semifacista e Perón como um agente do imperialismo, Moreno decide fazer “entrismo” no peronismo e modifica em 180 graus a sua orientação política.

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Não satisfeito com essa mudança radical de posição, o jornal Palabra Obrera, órgão da organização morenista, trazia a seguinte inscrição em seu cabeçalho: “Sob as do general Perón e do Comado Superior Peronista”.

Tal está longe de ser um entrismo como propunha Leon Trótski; a atuação da corrente morenista não era crítica e tampouco visava a rachar o peronismo e conquistar suas bases operárias. O que Moreno fez foi aderir ao peronismo como um parasita, esperando conseguir algumas migalhas da mesa peronista enquanto ficava protegido na sombra desse. Ele virou de fato peronista.

De tal modo que apoiou a burocracia sindical peronista em todas as suas traições, inclusive no seu enfrentamento reacionário com as massas trabalhadoras e contra as oposições sindicais. Em 1958, declarou voto em Arturo Frondizi, um candidato burguês, líder da União Cívica Radical durante a “década infame”, em lugar de seu tradicional voto em branco, para cumprir disciplinadamente as ordens do General Perón, como ele mesmo declarou.

Foi em razão deste apoio que suas loucuras políticas aumentaram exponencialmente, mas o desenvolvimento disso analisaremos nas próximas edições.

Por ora, é preciso tirar as conclusões que decorrem desses fatos. Quando o peronismo se apresentou como um fenômeno novo e relativamente progressista, Moreno não apenas se colocou totalmente contra ele, caracterizando-o como reacionário, como se colocou ao lado da ala pró-imperialista da burguesia argentina, chamando à destruição da CGT peronista, a maior organização operária então e até os dias de hoje.

Quando o peronismo e a burocracia sindical peronista se estabeleceram, cumprindo um papel mais reacionário, de maior integração à burguesia, passando a uma política de dura repressão ao movimento operário e contenção aberta das greves que começaram a escapar do controle da burocracia, Moreno se colocou ao lado da burocracia peronista, contra a classe operária.

Assim, Moreno conseguiu dar guinadas fantásticas em sua política, mas um ponto de referência não se alterou: Moreno se posicionou sempre no campo oposto ao da classe operária.

 

Cuba

 

Mostramos acima como o argentino Nahuel Moreno (alcunha de Hugo Bressano Capacete) passou do antiperonismo mais ferrenho a peronista fanático.

Moreno considerava Perón um reacionário, pró-imperialista, totalitário, “vanguarda da ofensiva capitalista contra as conquistas operárias” e “maior defensor das relações burguesas tradicionais do país”. Por esse motivo, acabou apoiando o bloco imperialista, liderado abertamente pelo embaixador norte-americano.

Poucos anos depois, como se nada tivesse acontecido, Moreno se transforma no mais peronista dos peronistas; apoiando a burocracia sindical em todas suas traições contra as lutas operárias e se colocando “sob a disciplina do general Perón”.

Foi essa mudança completa de direção, constante na história do morenismo, que levou a que essa corrente que se reivindica “revolucionária” e “trotskista”, sem qualquer fundamento para tal, se colocassse contra a revolução cubana de 1959.

 

A revolução “gorila”

 

“Castro é abertamente pró-imperialista, apoiado pelas companhias ianques que tinham atritos com Batista”. Essa foi a posição de Moreno, divulgada no jornal Palabra Obrera, em 1959, diante da primeira revolução latino-americana contra o imperialismo.

Difícil imaginar que pouco depois o mesmo Moreno declararia que Fidel Castro era “junto com Lênin e Trótski, um dos maiores gênios revolucionários deste século” (Dois métodos frente à revolução latino-americana, 1964).

E justificou assim sua guinada, de um ano para o outro, em direção ao foquismo: “A revolução agrária e a luta armada passam a se converter, nessa etapa, nos motores essenciais da luta (…) surgiu no castrismo um novo movimento nacionalista revolucionário de caráter latino-americano que desenvolve uma nova vanguarda e provoca a crise dos velhos movimentos reformistas; a construção de partidos trotskistas deve se fazer mediante a construção de partidos únicos revolucionários; faz-se necessário incorporar ao Programa de Transição as novas experiências da revolução latino-americana (guerra de guerilhas)”.

A explicação pode parecer simplista, mas não é. Não se trata de nenhuma reavaliação da situação ou coisa parecida.

O “entrismo”, ou melhor seria dizer, adesão ao peronismo se deu em razão da influência avassaladora desse movimento na Argentina, com a qual Moreno não queria se indispor. Sua política era, então, ficar sob a cobertura da burocracia para recolher as sobras do peronismo.

Quando a revolução cubana ocorreu, era então lógico, natural, que ele ficasse do lado de Batista, um aliado de Perón. Certamente imaginava que os demais apoiadores de Perón teriam essa mesma posição. Mas foi surpreendido pelo entusiasmo crescente de setores estudantis e da pequena burguesia, inclusive peronista, com a revolução cubana, que estimulou toda uma tendência à luta armada contra as ditaduras etc. Moreno não podia mais manter sua posição original.

Então, novamente deu uma guinada de 180º e não apenas passou a defender de maneira ardente a revolução cubana (que havia acusado de ser uma revolução “gorila”, ou seja, da direita fascistóide), como declarou o trotskismo ultrapassado diante do castrismo. Ele deveria ser “atualizado” com esse “novo” método: o foquismo.

Moreno declarou que o marxismo “clássico” precisava ser corrigido; que não era apenas a classe operária que podia levar à frente a revolução, mas também a “classe média urbana”, os setores agrários e democráticos. O Programa de Transição, de Leon Trótski também precisava ser revisado, pois “não menciona a guerra de guerrilhas”.

Assim, a incompatibilidade total de cada nova moda que Moreno seguia com o marxismo, precisava ser justificada com uma suposta necessidade de revisão da teoria. Essa é a ilustração mais clara do caráter profundamente pequeno-burguês do morenismo, em nada aparentado com o marxismo que, décadas antes já havia combatido teoricamente todas as tendências que voltam a se apresentar, com aparência ligeiramente diferente, até hoje.

A falta de consistência política do morenismo e a tendência a seguir a onda de cada momento, tem suas vantagens, mas também tem seus problemas. A cada mudança brusca de direção, uma parte do partido voava do carro pela esquerda ou pela direita.

No caso do peronismo, houve quem rompesse com a corrente para se integrar de maneira mais firme ao peronismo, tal como havia proposto Moreno anteriormente.

No caso do foquismo, as consequências foram mais desastrosas.

 

Moreno foquista

 

A “teoria” morenista do foco revolucionário foi expressa da seguinte maneira: “As revoluções cubana e chinesa começaram em circunstâncias que os clássicos marxistas caracterizam como objetivas desfavoráveis: não há grandes lutas sociais, e um punhado de homens inicia uma luta armada. No entanto, esse grupo transforma as condições em favoráveis. Devemos ampliar o conceito clássico de situação revolucionária: é suficiente que haja uma série de alienações sociais insuportáveis e grupos sociais dispostos a combatê-las, apoiando-se nas massas que a sofrem”. Para se adaptar à moda, era preciso revisar o marxismo, ou seja, adaptá-lo de modo a agradar a classe média simpatizante dos métodos guerrilheiros. Assim, a política de estar sempre a reboque das tendências pequeno-burguesas se combinava com a total ignorância do marxismo. Moreno acaba por ostentar uma teoria completamente idealista onde a vontade modifica as condições objetivas para a revolução.

Embora Moreno tivesse passado a ser, depois da revolução cubana, grande entusiasta do foquismo, o argentino nunca pretendeu de fato realizar uma ação guerrilheira. Mas muitos integrantes do partido não entenderam dessa maneira.

 

Hugo Blanco, no Peru

 

Em 1956, um militante de Palabra Obrera volta ao Peru, sua terra natal. Era Hugo Blanco. Ele queria colocar em prática nesse país as teorias foquistas difundidas tão entusiasticamente por sua organização.

Mas, em lugar de apoiar, o que Moreno fez com a organização peruana foi justamente o oposto. Conforme descreveu claramente o próprio Blanco: “Peru, 1961: grande ascenso do movimento camponês. Nosso grupo está à cabeça e aprende a construir-se através de seus erros. Chega a ‘ajuda’ da corrente (morenista), com uma linha, quadros dirigentes, meios materiais. Entre essa ‘ajuda’ e sua posterior retirada, destruíram a organização. Encontraram bodes expiatórios e, entre eles, por pedido de Moreno, sou expulso da organização”.

A história do que aconteceu no Peru é trágica.

Como disse Hugo Blanco, sua organização se colocou à frente de várias lutas importantes e em 1958 a organização latino-americana a que o grupo de Moreno participava, a SLATO, decide enviar alguns militantes argentinos para auxiliar Hugo Blanco, entre eles Daniel Pereyra. O objetivo do grupo iniciar o treinamento guerrilheiro dos camponeses, preparando uma insurreição tipicamente foquista.

Moreno havia prometido ajuda financeira. Já no Peru, transformou a doação em um empréstimo de um sexto do valor inicial e, em seguida, sumiu do Peru.

Para financiar o treinamento, o grupo peruano recorreu ao método das expropriações, com assaltos a bancos, com o que evidentemente arrecadaram muito dinheiro. Moreno então voltou ao Peru e o dinheiro dos assaltos desapareceu.

A maneira como desapareceu foi absurda. Diz-se que um militante conhecido como Boggio teria, a pedido de Moreno, pego o dinheiro e investido em ações, mas a empresa  na qual investiu teria quebrado e o dinheiro foi todo perdido. Boggio então se entregou à polícia, que havia prometido um “interrogatório não severo” e uma “pena leve”.

Mesmo com poucos recursos, o grupo decide iniciar a insurreição. Moreno decide, com a autoridade da SLATO, contra a vontade da direção da organização, enviar Pereyra e sua equipe (9 pessoas) em um único caminhão, de Lima a Cuzco, enquanto ele faria o mesmo trajeto de avião.

Quando chegaram a Cuzco, a polícia já os esperava. Foram detidos e selvagemente torturados. Enquanto isso, Moreno pegou o avião, mas foi na realidade para a Argentina, onde chegou três dias antes da detenção.

Um mês depois do episódio, Moreno ainda deu a seguinte declaração a La Prensa, de Lima: “Pereyra é um louco e um aventureiro… Foi Pereyra que coordenou o assalto e os planos revolucionários”.

Esse episódio mostra bem claramente, e é a interpretação de muitos dos ativistas da época, que Moreno era a favor do foquismo…mas bem longe dele. Por isso, a melhor maneira que encontrou para deter o grupo foi tirando o dinheiro e depois, possivelmente, deixando-os à mercê polícia.

 

Santucho, na Argentina

 

Em 1963, o flerte de Moreno com o foquismo levou a que parte de seus integrantes rompesse com Palabra Obrera por “divergir de seus métodos” e fosse realizar treinos militares em Cuba. De volta à Argentina, um ano depois, a explosão acidental do arsenal do grupo matou diversos militantes da nova organização e feriu tantos outros. A polícia então, procurando relacionar uma coisa com a outra, expediu mandados de prisão para a direção de Palabra Obrera; Moreno, González, Dabat e McAllister.

Em meados dos anos 1960, o morenismo havia se reduzido a um pequeno grupo. É então que Moreno busca um acordo com o FRIP (Frente Revolucionario Indoamericano Popular), organização declaradamente nacionalista, dirigida por Mario Roberto Santucho, que se tornaria um dos principais líderes guerrilheiros da Argentina. Em 1965, as duas organizações formariam o PRT.

As primeiras teses de Santucho para o PRT não colocavam nenhuma perspectiva de luta armada de tipo guerrilheira.

Aprofundando as teses foquistas, em 1967 Moreno coloca como tarefa essencial do momento formar “organizações armadas da OLAS”. A Organização Latino Americana de Solidariedade é uma entidade impulsionada por Cuba para promover a guerrilha internacionalmente.

Segundo Moreno, os sindicatos estavam superados e a ideia de construir o partido operário revolucionário era uma utopia.

Mas, como sempre, tudo não passava de conversa. Quando, em 1968, Santucho propôs claramente iniciar uma guerrilha rural, recebendo o apoio da maioria do comitê central, Moreno rompeu a organização. Hoje, contam os discípulos que Moreno rompeu em razão dos desvios foquistas de Santucho. Uma bonita lenda.

O fato é que Santucho seguiu os princípios de seu antigo mestre e fundou o Exército Revolucionário Popular (ERP), que realizaria diversas ações, até ser desmantelado após a detenção e assassinato de Santucho pela ditadura militar argentina.

 



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