Da redação – As forças policiais esvaziaram e fecharam o Congresso Nacional do Chile, localizado na cidade de Valparaíso, na tarde desta sexta-feira (25). O motivo foram os protestos populares que estavam ocorrendo do lado de fora do parlamento.
“A situação de risco é alta, eu pedi aos funcionários, e assumo a responsabilidade, que saiam do edifício”, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Iván Flores.
O medo do povo se deu porque um grupo de manifestantes que participava de uma marcha em direção à cidade de Viña del Mar se deslocou para os arredores do parlamento e entrou em choque com as Forças Especiais de Carabineros (a polícia militar chilena). Alguns deles tentaram invadir o prédio do Congresso, o que obrigou a polícia a fechar fechar os acessos às galerias e depois evacuar o edifício.
#ENVÍDEO | En Valparaíso se desarrolla una manifestación con varias muestras artísticas contra las políticas neoliberales de @sebastianpinera ??https://t.co/tqMKHfl0b4 #NosotrosNoEstamosEnGuerra#LaMarchaMasGrandeDeChile pic.twitter.com/py19oBzI5d
— teleSUR TV (@teleSURtv) October 25, 2019
Muitos dos deputados fugiram do prédio, suspendendo comissões, por exemplo.
AHORA Ordenan evacuar el Congreso en Valparaíso ante serios incidentes en el exterior.
Video: @NoticiasValpoEx pic.twitter.com/tUKkAXvehQ— PIENSA.PRENSA (@PiensaPrensa) October 25, 2019
Nas ruas de Valparaíso, a polícia está reprimindo de maneira brutal e vergonhosa a população comum, como os nazistas faziam nos territórios ocupados por eles.
Valparaíso #Chile. El HORROR. pic.twitter.com/uwq1XSxGSq
— Patricia Villegas Marin (@pvillegas_tlSUR) October 25, 2019
As mobilizações ocorrem por todo o país contra o regime neoliberal e cada vez mais ditatorial e fascista do presidente Sebastián Piñera, pela sua queda. O Chile vive uma convulsão social, assim como a América Latina inteira – Haiti, Honduras, Uruguai, Equador. O continente está em ebulição e as massas se movimentam no sentido de tentar derrubar os governos fantoches do imperialismo. Esse é o único caminho para derrotar a direita.