Ladroagem no futebol

Roger Guedes diz que futebol era melhor quando VAR não existia

Corinthiano se junta aos milhões de amantes de futebol que querem seu resgate das manipulações eletrônicas do VAR

partida entre corinthians x cuiabá, válido pelo campeonato brasileiro

Uma unamidade está se formando. O VAR está destruindo o futebol. As declarações do atacante Roger Guedes, do Corinthians, no programa Baita Amigos do craque Neto na BandSportv, na última segunda-feira (15), comprovam este fato.

Ao ser perguntado pela comentarista Livia Nepomuceno sobre qual era sua opinião sobre VAR, Roger respondeu: “Se fosse para escolher eu preferia antes do VAR porque os erros continuam”.

É mais um jogador que se junta a todos os outros jogadores e técnicos que expressaram seu ódio e horror a este novo instrumento de manipulação dos burocratas e capitalistas. Sem fazer esforço, podemos lembrar as declarações dos técnicos Rogério Ceni, Odair Hellman, Enderson Moreira ou dos jogadores como Thiago Neves, Gatito Fernández, entre outros.

Contudo o ódio maior ao VAR vem dos torcedores, em especial daqueles que conseguem pagar os altos preços dos ingressos, pois esta inovação mata a emoção do jogo visto que nunca se sabe se o gol vai valer ou não, além dos minutos de jogo que são ignorados por uma interferência do VAR.

As imagens utilizadas pelo VAR não são mostradas no estádio e ao mesmo tempo é notório como em várias oportunidades quem está no VAR pressiona o árbitro do campo a mudar suas decisões.

Isto ficou claro ao assistir as imagens da conversa entre a arbitragem sobre o gol do atacante palmeirense Dudu no jogo contra Fluminense realizado neste último domingo. Nesta oportunidade, o árbitro de campo Caio Max Augusto Vieira resistiu à pressão do árbitro do VAR Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro que alegava que o goleiro do Fluminense teve dificuldade de ver a bola por causa de alguns jogadores do Palestra que estavam em posição de impedimento ainda que também tivessem vários jogadores tricolores.  A divulgação das imagens realizadas pela CBF é uma comprovação como as críticas sobre o VAR tem se mostrado válidas. Mas o que adianta isto? Vão anular o jogo? Claro que não.

O emprego do VAR só atende os interesses dos burocratas das confederações, dos grandes capitalistas e da imprensa golpista. Com o VAR, os burocratas podem aumentar o seu controle sobre o jogo visto que diferente do árbitro de campo que está à exposição das reclamações das torcidas, dos jogadores e dos técnicos, os árbitros do VAR estão escondidos em uma sala sem que ninguém saiba quem tem acesso a este local. Os grandes capitalistas conseguem manipular os resultados através desta artimanha eletrônica e ainda ganhar um ar de legitimidade parecido ao uso das urnas eletrônicas nas eleições.

Gostou do artigo? Faça uma doação!