Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Futebol brasileiro

Começa o campeonato mais difícil do mundo

Começou um dos campeonatos de futebol mais difíceis do mundo, e que reúne aquilo que há de melhor no futebol brasileiro.

Começou neste final de semana a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, também conhecida como Série A. Com a participação de 20 grandes clubes nacionais. Sendo os 16 que se mantiveram na elite em 2021, mais os novos integrantes da elite nacional que subiram ao se classificar entre os 4 primeiros da Série B do futebol nacional em 2021. São eles: Botafogo, campeão da Série B; Goiás, Coritiba e Avaí. Eles ocuparão os lugares dos rebaixados em 2021, Chapecoense, Sport, Bahia e Grêmio.

O campeonato brasileiro, apesar dos quase 50% de treinadores estrangeiros, continua a ser o mais difícil e equilibrado campeonato nacional do mundo, pelo nível dos grandes jogadores nacionais, que se reproduzem aos milhares todos os anos pelos campos de futebol do país, e para este ano a nova safra boleira é grande no brasileirão.  

Este diário traz aqui a introdução a uma polêmica sobre o brasileirão, há anos os capitalistas e sua imprensa vem fazendo campanhas espúrias contra os campeonatos estaduais de futebol, chegando ao extremo de colocarem que os estaduais deveriam acabar, o que significaria a extinção de milhares clubes de futebol pelo país, assim como o aborto da fecundidade boleira no país, pois são nos clubes pelo país afora que afloram nossos craques, até que clubes de maior tradição os recebam.

Enquanto os estaduais têm duração de três meses, o campeonato brasileiro tem cerca de sete meses de duração, com jogos de domingo a domingo, ou seja, com jogos as terças, quartas e quintas feiras, além de sábado e domingo. O que leva os atletas a um enorme stress físico, o que corrobora, para sérias contusões dos atletas. E por outro lado, outros importantes campeonatos regionais foram extintos, como o Rio-São Paulo.

Até mesmo os outrora tradicionais “torneios início” realizados uma semana antes do campeonato oficial, onde num só dia todos os clubes do campeonato realizavam um torneio com jogos curtos de até 20 minutos, onde valiam para desempatar os placares o número de escanteios a favor. Este torneio apresentava os novos craques para suas torcidas. Em São Paulo, este era um dia de festa, onde os trabalhadores, torcedores de todas as equipes lotavam o Pacaembu, para um dia inteiro de festa, que começava as 10 horas da manhã e terminava as 19 horas com a final. Para estes torneios e campeonatos voltarem, para nossos atletas não serem expostos a degradantes condições de treinamento e cargas de trabalho, que levam a muitas contusões, ocasionando inclusive fim de carreiras promissoras no esporte, uma das questões a serem debatidas e revertidas é o campeonato exaustivo de pontos corridos. Com novos formatos, como por exemplo, o modelo de grupos e fases finais com eliminatórias simples (mata-mata) ou dupla eliminatória, que é o formato, onde nesta fase apenas ao ser derrotado duas vezes a equipe está eliminada. Mas a questão central é o exaustivo modelo, copiado não por falta de coincidência, dos modelos europeus. 

O país do futebol passa por um período de décadas de ataques ao seu maior bem cultural, que se iniciaram com a expulsão da classe trabalhadora dos estádios, com o fim das gerais e das arquibancadas.

Com a infusão das arenas no Brasil, nos mesmos moldes europeus, que pelos altos custos de ingressos colocaram para fora da cotidianidade do futebol, seu maior amante, a classe operária, dando lugar a pessoas mais abastadas da classe média e da burguesia o direito de acompanhar o futebol, à lá Europa, bem comportados, sentados, sem bandeiras, sem festas, até de certa forma, sem o direito de expressar. Apesar disso, as torcidas organizadas resistem e mantém o fio de esperança de mudança. 

 A Série A do Brasileirão 2022 será formada pelos seguintes times (por ordem dos maiores campeões): 

Palmeiras : 10 (1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018)

Santos: 8 (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004) 

Corinthians: 7 (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017)

Flamengo: 7 (1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019 e 2020)

São Paulo: 6 (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008) 

Fluminense: 4 (1970, 1984, 2010 e 2012) 

Internacional: 3 (1975, 1976 e 1979) 

Atlético-MG: 2 (1971 e 2021) 

Botafogo: 2 (1968 e 1995) 

Coritiba: 1 (1985) 

Athletico-PR: 1 (2001) 

América-MG (Sem títulos da 1ª divisão) 

Atlético-GO (Sem títulos da 1ª divisão) 

Avaí (Sem títulos da 1ª divisão) 

Ceará (Sem títulos da 1ª divisão) 

Cuiabá (Sem títulos da 1ª divisão) 

Fortaleza (Sem títulos da 1ª divisão) 

Goiás (Sem títulos da 1ª divisão) 

Juventude (Sem títulos da 1ª divisão) 

Red Bull Bragantino (Sem títulos da 1ª divisão) 

Abaixo, menção honrosa a estes grandes clubes, campeões brasileiros que se encontram na segunda divisão nacional: 

Cruzeiro: 4 (1966, 2003, 2013 e 2014) 

Vasco: 4 (1974, 1989, 1997 e 2000) 

Bahia: 2 (1959 e 1988) 

Grêmio: 2 (1981 e 1996 ) 

Guarani: 1 (1978) 

Sport: 1 (1987) 

Com isto, se iniciou então no sábado e finalizou no domingo a primeira rodada do campeonato brasileiro de Futebol com os seguintes jogos: 

Fluminense 0 x 0 Santos 

Na abertura do Brasileirão, neste sábado, 09 de abril, no santuário do futebol mundial, o Maracanã, o tricolor das Laranjeiras e o time da Vila mais famosa do Mundo, não saíram do zero, mas o resultado não refletiu o que foi a partida, o Tricolor carioca dominou amplamente a partida e criou inúmeras chances de gol, com um total de 23 finalizações, contra 3 do time de Vila Belmiro. O Peixe saiu no lucro, mas vai ter que evoluir muito, se não quiser brigar na parte de baixo da tabela. Já o Fluminense, atual campeão carioca dá mostras que brigará pelos primeiros lugares. 

Atlético-GO 1 x 1 Flamengo 

No segundo jogo do Brasileirão, outra demonstração da força do futebol brasileiro. O Atlético GO enfrentou em seu campo o Rubro negro carioca, vice campeão continental, que no momento não vive uma maré de sorte, mas é o Flamengo, campeão mundial de 1981 e há 2 anos era o atual campeão da América e o time não mudou muito de lá pra cá. Em um jogo cheio de alternativas e que se tornou até mesmo emocionante desde o início do espetáculo. Aos três da etapa inicial, Wellington Rato faz o gol, mostrando a força da equipe goiana, atual campeã estadual, mas o árbitro anulou o tento, pois o atacante Shaylon estava impedido no início da jogada.

Durante toda a partida o Flamengo obteve uma pressão maior sobre o Atlético, que buscava os contra-ataques. Foi assim que os donos da casa abriram o placar. Andreas Pereira, em nova infelicidade(na final da Libertadores, seu erro deu o título ao Palmeiras), errou o passe, Edson interceptou e tocou para Jorginho, que acionou Dudu na ponta direita, que cruzou para trás e Wellington Rato com belo chute, de primeira abriu o placar. Mas o Rubro negro carioca empatou logo, em cobrança de escanteio de Arrascaeta, Bruno Henrique, de cabeça empatou a partida. O jogo continuou em alto nível e teve tempo para duas bolas na trave, uma para cada lado. Por fim no jogo do vermelho e preto o empate corrou um belo jogo.   

Palmeiras 2 x 3 Ceará 

Ainda na noite de sábado, o Ceará venceu o Palmeiras, vice-campeão mundial, campeão paulista e da Libertadores dentro de sua própria casa, no Allianz Parque. Mostrando de cara o alto nível do campeonato brasileiro. Quebrando um tabu que durava desde o início do campeonato brasileiro de nunca ter vencido o Palmeiras em seus domínios, e de cara ainda tirou a invencibilidade do Verdão em 2022, o alviverde estava 100% em casa na temporada. Os gols do Vozão foram de Jorge(contra),Lucas Ribeiro e Mendoza, Zé Rafael e Gustavo Gomes descontaram para o Verdão. 

Coritiba 3 x 0 Goiás 

No domingo pela manhã, em jogo realizado às 11 horas, foi celebrada a volta das duas equipes esmeraldinas à elite do futebol brasileiro, em jogo da primeira rodada, o Coritiba, também conhecido historicamente por Coxa foi melhor em seu Estádio, o Couto Pereira, e com pleno domínio do jogo venceu com gols de Alef Manga, Léo Gamalho e Andrey. 

Atlético-MG 2 x 0 Internacional 

Com grandes clássicos pelo país afora, o brasileirão deixou para este domingo Atlético MG e Internacional, duas das maiores e mais tradicionais equipes do futebol nacional. O Atlético MG, bi e atual campeão brasileiro e o Internacional de Porto Alegre, tricampeão nacional, realizaram o maior clássico da rodada. O Atlético MG, tendo em Hulk seu principal craque, mas rodeado de outras grandes estrelas, vai em busca do Bicampeonato e o Internacional tenta voltar ao passado recente de glórias. E não deu outra, com grande categoria, foi ele, o incrível Hulk, que com grande categoria dominou a bola, como que fazendo uma embaixadinha em frente ao goleiro e empurrou com a outra perna para o fundo das redes, abrindo o placar. Não bastasse um, com categoria, também fez o segundo gol com uma cavadinha de quem merece uma chance na seleção. 

Botafogo 1 x 3 Corinthians 

Para este jogo, a estreia do Botafogo carioca, recentemente privatizado, no campeonato brasileiro, não começou bem para a estrela solitária. Contra a equipe do Corinthians cheia de craques, mas com idades avançadas, aos 45 minutos do primeiro tempo o Botafogo já perdia em sua casa por 3 a 0, com gols de Paulinho e dois de Guilherme Mantuan. No segundo tempo, o Botafogo voltou com mudanças e melhorou, conseguindo fazer o primeiro gol em pênalti convertido por Diego. Apesar da estreia de Patrick de Paula vindo do Palmeiras, mas com um conjunto desentrosado, o Botafogo não foi páreo para o Corinthians, que termina a primeira rodada como um dos líderes. 

São Paulo 4 x 0 Athletico-PR 

Esta partida traz duas equipes que tentam se estabilizar no futebol nacional. O São Paulo FC que após uma grande partida no jogo de ida das finais do campeonato paulista, viu desmoronar o sonho de um bi campeonato estadual, com uma histórica goleada sofrida no último jogo do paulistão, vem para o campeonato brasileiro buscando retomar a sina de títulos, ou ao menos não repetir a campanha vexatória do ano de 2021. E o Athlético – PR, que após perder a Recopa e ir mal no campeonato estadual, tentará se manter no brasileirão. No jogo, o Tricolor Paulista abriu o placar após contra ataque gerado em uma roubada de bola pelo São Paulo, que teve a finalização de seu artilheiro, o argentino Calleri. E assim como no Mineirão, o Morumbi também viu seu artilheiro marcar o seu segundo gol. Mas Calleri se superou e em noite inspirada, encheu os corações tricolores de esperança, anotando o terceiro e para fechar com um preciso chute de virada acertando o ângulo do goleiro paranaense. Para fechar a festa, Luciano anotou o quarto gol.

Fortaleza 0 x 1 Cuiabá  

Fechando a primeira rodada, com jogo no gigante Castelão se enfrentaram o Fortaleza, que há 3 anos vem fazendo grandes campanhas no campeonato nacional e o clube empresa verde-amarelo, o Cuiabá.  

Aos sete minutos de jogo do primeiro tempo, com gol do atacante Éverton, ex- São Paulo, o Cuiabá abre o placar e segura o mesmo até o fim do jogo. O jogo muito truncado, não teve maiores emoções, apesar dos ânimos exasperados ao final da partida e da pressão final do Fortaleza.

Avaí 1 x 0 América-MG 

Na Ressacada, o Avaí, retornou à série A e enfrentou o vice campeão mineiro, o América. O América MG estreia no campeonato brasileiro, em meio a um dos seus maiores momentos no futebol, onde se classificou no último mês de março para a fase de grupos da Copa Libertadores da América. Já o Avaí inicia campanha, com o sonho de se manter na elite do melhor futebol do mundo.

No jogo, o Avaí começou com mais qualidade, com maior posse de bola, mas com poucas chances de levar perigo ao gol de Jailson. Apertando a saída de bola o América equilibrou um pouco o jogo. No fim do primeiro tempo, Marlon do América foi expulso após falta em cima de Morato na entrada da área. O detalhe é que após o VAR o jogador foi expulso.

Com um jogador a mais, os espaços para a equipe catarinense aumentaram e aos sete minutos do segundo tempo o volante Ranieli colocou o Avaí na frente. E com este resultado começaram bem o brasileirão e seu sonho de se manter na elite.

A primeira rodada deste extenso campeonato, termina nesta segunda feira (11/4) com o jogo noturno entre Juventude x Red Bull Bragantino, diga-se de passagem, um dia difícil para o trabalhador assistir a uma partida de futebol. 

Mas o futebol brasileiro continua com toda sua qualidade e a primeira rodada tem 22 gols em 9 jogos, com média 2,4 gols por jogo.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.