Certamente, sorrir faz muito bem para o estado psicológico das pessoas. Pessoas mais animadas, alegres e felizes tendem a produzir mais: levar a vida com leveza ajuda a suportar as dificuldades. Há até um famoso ditado: “Quem canta, seus males espanta”. Entretanto, quem criou esse ditado jamais imaginou que as expressões de felicidade se tornariam lei – lei mesmo, do ponto de vista jurídico.
E foi o que aconteceu no norte das Filipinas. O prefeito Aristóteles – sim, este é o nome dele – baixou a Ordem Executiva Nº 002, em que proíbe expressamente os funcionários do serviço público de franzir a testa e torna obrigatórios os sorrisos.
Artigos Relacionados
Pastor Tupirani
De acordo com o prefeito, a Ordem Executiva tem a função de melhorar o atendimento e a receptividade à população. Inclusive, essa era uma das promessas de campanha do próprio Aristóteles e ele a cumpriu pouco após assumir o cargo – tanto é que a ordem é a 002.
Quem desrespeitar a determinação estará sujeito a uma ação disciplinar. Ainda não há relatos de que a esquerda pequeno-burguesa local esteja acusando o prefeito de “tristofobia”, mas continuaremos atentos para informar caso haja essa acusação.
O prefeito Aristóteles Aguirre também comentou sobre a questão que invariavelmente surge: e se o funcionário estiver num dia ruim? Para o prefeito: “Definitivamente, haverá alguns casos em que, digamos, nem sempre será um dia perfeito para todos. [Mas] não é tão difícil. Um sorriso é muito contagioso”.
Que as marcas que produzem creme dental utilizem sorriso constantemente em suas propagandas é um fato muito conhecido. Mas nem mesmo o dentista mais “fanboy” da Colgate imaginaria a obrigatoriedade do sorriso na prefeitura do norte de Filipinas!
Franzir a testa, além de gerar pés de galinha no rosto, agora poderá gerar ações disciplinares por ser uma infração à conduta. Muito se falava da suposta proibição, na Coreia do Norte, de sorrir no dia da morte de Kim Il Sung – proibição, entretanto, que não passava de boato da pior qualidade.
Agora, numa cidade do norte das Filipinas, tem-se o oposto: o prefeito diz em alto e bom som para quem quiser ouvir que será proibido não sorrir no serviço público – independentemente do motivo. Medida que foi prometida em campanha eleitoral e que surpreende até mesmo aos mais fanáticos alegres.
E você? Considera que estamos passando por uma “ditadura do sorriso”? Compartilhe a matéria com seus amigos e comente sobre o que achou. Se quiser criticar, aproveite enquanto pode – a medida que torna os sorrisos e, talvez uma mais extrema, os comentários positivos e alegres obrigatórios, pode chegar na sua cidade a qualquer momento, quando você menos esperar. Nunca se sabe.